CRÓNICAS

Todos os artigos publicados representam a opinião pessoal dos seus autores, enquadrada nos valores da Transições, ainda que de forma não vinculativa e são da inteira responsabilidade dos mesmos.

Quando nos casámos, tínhamos um grupo de amigos enorme. Era raro o fim de semana em que não houvesse festança! Após o nascimento dos filhos continuámos a conviver, pois os rebentos andavam todos nas aulas de ténis no clube onde os pais iam jogar. As mães ficavam em alegre cavaqueira na esplanada. Geralmente almoçávamos por lá, mas a união...

Olhar o Céu

06-01-2022

Quando era pequeno passava muito tempo a olhar o Céu, particularmente à noite e sobretudo quando a iluminação em redor era menos intensa, distinguindo milhares de estrelas e até alguns planetas. Perscrutava também as constelações mais conhecidas, cuja eventual identificação apontava a familiares e amigos.

Natal Tropical

17-12-2021

Francisco Machado saiu de Lamas, freguesia de Braga, a caminho do Brasil, num camarote de terceira classe do Infante Dom Henrique, que largou ferro do Porto de Leixões rumo ao Rio de Janeiro em 6 de Março de 1964. Na bagagem, a mulher e um filho de sete anos. Como tantos outros, aterrou na Praça Mauá à procura de melhor...

Alentejano de quatro costados e descendente de lavradores de há muitas gerações fez pela sua vida o que os seus antepassados faziam bem e com entrega. Nasceu em 1918, num monte perto de Moura e cresceu arrimado à sua convicção de ser único, livre e autêntico. Sem rebeldias, mas com o vasto horizonte e o cosmo entranhado no seu ser,...

Ninguém vem simplesmente ao caminho de Santiago. Há sempre um motivo para o fazer. As motivações que levaram cada um de nós a empreender esta caminhada são múltiplas e variadas. E só cada pessoa as conhece verdadeiramente.

Victor tinha uma parelha de éguas, a Ondina e a Osga (que se tivesse nascido nos anos noventa do século passado, chamar-se-ia certamente Ricardina), que eram animais de sela. Também havia a Russa que frequentemente era atrelada a uma charrete, e o Victor fazia a deslocação entre a vila e a propriedade, ou vice-versa. Era um exímio cavaleiro, mas...

A Belavista

30-10-2021

O que no meu bairro se via da janela da minha casa

As Ricardinas

29-10-2021

Estamos em 2021. Costa litoral Centro. É o fim do Verão. Este ano, o Verão foi ameno, um ou outro dia nos "trintas", a maior parte dos dias entre os vinte e cinco e os trinta graus. Muitos dias com vento, que não incomodava quem estivesse por casa.

Agora que o Verão chegou, e progressivamente a vacinação vai avançando, ainda que a ritmos diferentes nos vários países, a sociedade começa a retomar alguma normalidade.

Bonsai

10-06-2021

"O Pun Ching ("paisagem em bandeja", agora chamado Penjing) é uma tradição chinesa de confinar plantas a um vaso que remonta a 700 a.c..

A "Avódrasta"

11-05-2021

Não tive filhos meus. Mas tive filhos do coração. Filhos que amei como se fossem nascidos do meu ventre, do meu sangue. Foi sempre difícil sentir que, quer o pai, quer a mãe deles, acreditassem neste amor, verdadeiramente.