CRÓNICAS

Todos os artigos publicados representam a opinião pessoal dos seus autores, enquadrada nos valores da Transições, ainda que de forma não vinculativa e são da inteira responsabilidade dos mesmos.

Nasci nos Açores, na ilha de São Miguel freguesia de Feteiras no ano da graça de 1957, nas fraldas do vulcão das Sete Cidades. Mas desde a primeira semana de vida e até aos meus quinze anos vivi no Aeroporto de Santa Maria a 57 milhas marítimas a Sul de São Miguel, Aeroporto onde meu Pai trabalhava.

A Belavista

06-03-2024

O que no meu bairro se via da janela da minha casa - Como quase todos nós, nos últimos anos, passei grande parte do tempo confinado, mais ou menos fechado em casa, limitado por paredes e vidraças, protegido da rua por um elevador, emprateleirado numa de tantas torres, qual pombal gigantesco que enche esta cidade de Lisboa.

D. Afonso Henriques viveu muito para além do que seria a média na sua época. Terá nascido em 1109*, provavelmente num castelo despojado, e morreu em 6 de dezembro de 1185, em Coimbra. Assumindo como certa a data de nascimento, viveu 76 anos. Não consta que se preocupasse com a dieta, nem com a saúde. Foi ferido gravemente quando já...

Suave milagre?

07-12-2023

"Ora entre Enganim e Cesareia, num casebre desgarrado, sumido na prega de um Cerro, vivia a esse tempo uma viúva, mais desgraçada mulher que todas as mulheres de Israel…

Setembro é habitualmente sereno, com dias quentes e tardes calmas, aconchegadas por um Sol manso de cor amarelo nacarado. Mas, este ano, o Verão pareceu estender-se mais pelo Outono dentro, proporcionando-nos um Outubro de igual teor que, apenas agora, está a ser salpicado por pingos de chuva.

A viagem

01-11-2023

Encontrar um povo e pulsarmos em afetos e sentimentos é um acontecimento extraordinário. Há um sentimento que nos faz maiores, o da pertença. Murmuramos ao vento: eu sou do mundo, quando os nossos pés se firmam no caminho inexplorado e sentimo-nos parte daquele viver.

Em nome da Rosa escrevo por gostar de contos cor de rosa. A rosa flor é um ser de suporte agreste e transcendente de beleza. Dir-se-á que o que é belo tem que se proteger: a rosa protege-se, mas não o suficiente. Está visto que nada se protege o suficiente. A cadeia de seres que suplantam outros seres é contínua. Entre espécies e na espécie....

Desta vez sugeri eu o tema … A reforma. - Avó não sei o que é isso. - Mas nunca ouviste falar em reforma?

Se houve coisa boa na vida de jornalista, foi a oportunidade de ter conhecido gente muito interessante. No início da década de oitenta do século passado, mais precisamente em Dezembro de 1982 acompanhei enquanto jornalista da televisão (na altura só havia uma) uma viagem oficial a Washington, de Pinto Balsemão como primeiro ministro de Portugal....

Ricos hábitos

11-05-2023

Há práticas, serviços e coisas de que gostamos, às quais somos fiéis e que não trocamos por nada. Coisas de que nos habituámos a usufruir e a valorizar ao longo da nossa vida e que partilhamos, apenas, com os nossos melhores amigos. Coisas e lugares dos quais temos saudades quando não os visitamos regularmente ou quando, simplesmente, desaparecem.

Esperança

09-03-2023

Passeando ao sol, bem acompanhada de amiga de uma vida (pois é, conhecemo-nos em 1978, 44 anos é um pouco menos de dois terços do que já vivi) e de Miss Davidson, uma genuína representante do nosso melhor amigo, envolvida por afetos e pela brisa, fui apreciando as dunas e algumas das esplanadas que confrontam o mar e, do lado...

Na passagem da vida há sempre aquele que mesmo sem se saber... é o último Natal.