Petiscos de Setembro

Cozinhe com o que há! Não importa se é sopa, carne, peixe ou sobremesa. Chegou o Outono, temos agora abóbora, cogumelos, brócolos, batata doce, frutos secos (amêndoas, avelãs, nozes), maçãs, castanhas, marmelos, diospiros e romã. 

Pão da Terra

14-10-2022

"O pão dos que acreditam nisso será inesgotável; mas o pão dos que os consideram proveniente de outras pessoas será limitado."

Com 3 ingredientes e sem qualquer tipo de açúcar adicionado apenas posso adoçar-te e aconchegar-te neste Outono que chega devagarinho. Estás a levantar o sobrolho? A torcer o nariz? Ou já a salivar e a bater palminhas?

Lá pela aldeia dos Esporões, a somente 9 km de Trancoso, por entre grandes fragas, o povo lá vai fazendo a sua pequena agricultura, ali não existem maquinarias, só mesmo a grande força de braços do pessoal cada vez mais entradote.

Uma quiche é sempre uma solução rápida e fácil quando temos pressa, não sabemos que fazer e há "restos no frigorífico" . Pode-se fazer de quase tudo, mas cumprindo o desafio do mês, esta foi de abóbora!

Coze-se ligeiramente a bata doce cortada às rodelas em água temperada com sal. Prepara-se numa taça azeite, com alho (uso em pó), salsa e pimenta ou outros condimentos a gosto. Escorre-se a batata, que ainda deve estar rija, mistura-se o azeite, mexe-se bem e coloca-se num pirex e vai ao forno. É um excelente acompanhamento para peixe ou carne.

Coze-se ½ kg de abóbora num pouco de água. Escorre-se muito bem, passa-se e junta-se o mesmo peso de açúcar (ponho apenas metade). Vai ao lume até ferver, junta-se nessa altura 125gr de coco e raspa de limão. Em vez de coco também se pode por a casca de limão, nozes partidas e canela.