Bolo com três ingredientes
Muffins de aveia, maçã e romã
Com 3 ingredientes e sem qualquer tipo de açúcar adicionado apenas posso adoçar-te e aconchegar-te neste Outono que chega devagarinho. Estás a levantar o sobrolho? A torcer o nariz? Ou já a salivar e a bater palminhas?
Manter as coisas simples é um dos lemas da minha vida. E é deveras exigente, a começar logo pela forma como cozinho e o que cozinho.
O corpo físico não precisa de muito. Os corpos mental e emocional é que me vão dirigindo os apetites. E eu cedo com criatividade, pois claro, o que nem sempre rima com simplicidade.
O Outono pede-me enraizamento, recolhimento e depuração. Mas sabe-me sempre tão bem ter um bolinho para snack a meio da manhã ou da tarde. Enfim, a qualquer hora do dia, confesso!
Por isso, aqui fica a minha proposta de uma receita de bolo ou muffins com três ingredientes apenas, e sem açúcar ou ou outro adoçante que não seja o natural da fruta usada.
Ingredientes:
2 taças de flocos de aveia finos; 3 maçãs; 2 romãs
Preparação:
- Comece por encher uma taça de água com umas pedrinhas de sal.
- Descasca as maçãs e passa-as nesse líquido para não oxidarem, durante alguns minutos.
- Rala as maçãs para uma taça ou podes fazer fatias muito fininhas. Ralar confere mais líquido ao preparado.
- Abre as romãs**, retira as bagas e aproveita o momento de atenção plena nesta execução.
- Liga o forno a 180 graus.
Confecção:
- Mistura todos os ingredientes, a aveia mais seca vai beneficiar dos sucos da fruta e assim se cria a união dos sólidos e dos líquidos, até obteres uma massa consistente.
- Escolhe a forma onde vais colocar a massa. Optei por fazer em forma de queques. Mas podes usar de bolo inglês forrada a papel vegetal ou ligeiramente untada.
- Leva ao forno durante 25 a 30 minutos. Mas o melhor é deitar um olhinho, sentir o aroma e tocar com o dedo para comprovar a cozedura. Os nossos sentidos são o melhor relógio.
- Sugiro apagar o forno antes do tempo decorrido para aproveitar o calor e poupar energia :)
- Convém deixares arrefecer completamente, antes de fatiar (se for formato de bolo) e de dar a primeira dentada.
- Devem ficar fofinhos e ligeiramente húmidos.
- (Até uma criança de 5 anos faz isto)
- **Dica para facilitar a extração das bagas: cortar a romã ao meio, fazer uma cruz com a faca em cada metade da casca, espremer ligeiramente e solta-se mais facilmente as bagas.
- Uma receita de Cristina Belo