Facilitador: José Rita Teixeira - a sessão será dirigida por José Rita Teixeira, informático, que gosta de cozinhar para amigos e de comer bem.

"Conversas com um livreiro" é o tema do Encontro de Leitura de Abril. Teremos connosco Joaquim Gonçalves, dono de uma pequena livraria, a "A das Artes", em Sines. A "A das Artes" promove tertúlias e apresentações de livros.

- Breve introdução à técnica da Aguarela
- Misturas e experiências de cor
- Pintura sobre papel de Aguarela
- Molhado sobre molhado
- Molhado sobre seco
- Experiências com Aguarelas e outros materiais (sal, pastel, giz, outros)

O típico bairro de Alfama é seguramente o bairro mais visitado da 'velha' Lisboa. Vai-se percorrer as suas ruas estreitas, onde nasceram e cresceram muitos dos intrépidos navegadores que partiram para os Descobrimentos Portugueses nos séculos XV e XVI, e conhecer alguns dos seus segredos. Perder-se nas ruas labirínticas do bairro, descobrindo...

A Consciência Corporal procura a relação imediata que o nosso corpo tem com a respiração, com todos os segmentos do corpo, e com a interação deste com o espaço, e nos movimento da nossa rotina. Encontrar novos caminhos motores num corpo dual, com duas partes, mas atua como se tivesse apenas uma.

Nesta caminhada vamos visitar as Salinas do Samouco e enquanto se caminha efetuar a observação de diversos tipos de aves que residem regularmente, ou passam pelas salinas nos seus processos migratórios. De entre um vasto leque de aves destacam-se os Flamingos Cor de Rosa, os Pernilongos, os Maçaricos de bico direito, os Alfaiates e os Colhereiros.

"O Aikido nas relações": Como aplicar os princípios da arte marcial da Paz, aos casos de agressividade verbal

Vem aí o Natal e com ele a tradicional gastronomia, os sonhos, as azevias, as rabanadas... que tornam difícil evitar os fritos e o açúcar e nos leva a dizer a habitual frase "um dia não são dias".

Neste workshop pretende-se dar a conhecer aos participantes como se deve preparar uma Caminhada: equipamento, bastões ou não, níveis de dificuldade, aplicações existentes de caminhada, regras de segurança, sinalética de PRs e GRs, etc. Conta-se que a sessão seja também nos dois sentidos, ou seja, que os participantes possam participar, partilhando...

O futuro de cada um de nós é por vezes um tema de preocupação sobretudo quando vimos, vemos, os nossos pais envelhecer e tivemos, temos, de tomar opções que não sabemos se, no futuro, gostaríamos fossem as nossas.

Visitar a coleção existente no Museu composta por algumas centenas de peças de um acervo constituído por mais de 600 instrumentos desde o séc. XVIII até à 1ª metade do séc. XX, nomeadamente, relógios musicais, autómatos, pianos mecânicos, fonógrafos, gramofones, grafonolas e muitas outras peças de âmbito musical.