Consciência Corporal

13-09-2022

A Consciência Corporal procura a relação imediata que o nosso corpo tem com a respiração, com todos os segmentos do corpo, e com a interação deste com o espaço, e nos movimento da nossa rotina. Encontrar novos caminhos motores num corpo dual, com duas partes, mas atua como se tivesse apenas uma.

O tema da postura corporal mudou de paradigma nos últimos 30 anos em áreas como a dança, o desporto, mas principalmente no quotidiano de todos os que vivemos numa sociedade sedentária e assoberbada. Neste período de tempo, surgiram diversas abordagens técnicas, como a Técnica Alexander, Feldenkrais, o Yoga, o RPG, entre outras, dando origem às técnicas do bem-estar.

A Consciência Corporal é uma forma de abordar o corpo como uma ferramenta que necessita de atenção e cuidados.


Responsável: Hélia Jorge

Facilitador: Teresa Simas

Apresentação biográfica

Atualmente, Teresa é diretora executiva de projetos sociais na Orquestra de Câmara Portuguesa, formadora da FIG, e professora e fundadora do Clube Oeiras GymnoDanceAcademy.

Estudou na Escola Profissional de Dança de Kiev da Ucrânia, na Academia de Artes Dramáticas de Moscovo - GITIS. 

Foi Bailarina profissional entre 1987 e 2008, no Dança Grupo, no Kiev Chamber Ballet, no Dietzki Musicalni Teatro, solista no Moscow Chamber Ballet, no Ballet Preljocaj em França, no Ballet Gulbenkian em Lisboa, bailarina na CêDêCê e bailarina/ensaiadora na Companhia de Dança de Lisboa e free lance no Bare Bones Cie UK.

Lecionou no Bird College, Millenium University, na London University of Lisbon, no Chapitô , professora convidada na Holanda, em Portugal, México, Uzbekistão, Cabo Verde entre outros.

Tem o Diploma de estudos avançados do Doutoramento na FMH da Universidade de Lisboa em Performance Artística - Dança


Local realização:

presencial

Morada:

Antiga Escola Primária de Algés de Cima

Rua Sofia Carvalho, Nº1 -1495-122 Algés

Data realização: Data a definir

Duração: 2h das 10h às 12h

Número mínimo e máximo de participantes: mínimo5  e máximo 20

Preço por participante: 5 euros

Recomenda-se que:  Leve roupa confortável e Colchão de yoga

Poderá realizar a atividade: Descalço ou de meias


Teresa Simas