PREPARAR A TRANSIÇÃO

Transições

11-11-2023

A reforma pode representar para cada um de nós coisas muito diferentes. Esperamos é que seja a etapa da vida em que, finalmente, encontramos um outro EU.

O meu Marido trabalhou desde muito cedo e parou aos 60 anos. Não teve qualquer dificuldade em "virar" reformado, enquanto eu ainda trabalhei por vários anos. Ler o jornal, ver as notícias, dormir a sua sesta a seguir ao almoço, estar com os amigos durante a manhã, ir almoçar com eles pelo menos 1 vez por semana fazer a sua...

Para alguns, a reforma significa nunca mais trabalhar ou sequer pensar no trabalho. Enquanto, para outros, se almeja uma vida de viagens, lazer e puro usufruto. Há quem fique ansioso à procura de uma nova forma de passar os seus dias e de fazer coisas que sejam, simultaneamente, úteis e gratificantes, mas é importante garantir que dispõe dos...

Começo com uma verdade de La Palisse: todos iremos nos reformar, a não ser que não cheguemos à data. E, se assim for, acho que não é nada bom para começar.

Uma sugestão de Diogo Alarcão. Este artigo foi tema de capa da Revista "Human Resources" à qual desde já agradecemos a autorização para podermos partilhar com os membros e seguidores da Transições.

De acordo com a International Living - 29 de Junho de 2021, Portugal é um dos melhores lugares do mundo para usufruir da sua reforma.

Ao longo do meu percurso laboral, algumas vezes me vi envolvido em júris de admissão de novos candidatos. Uma pergunta relativamente frequente dirigida ao potencial recruta era, onde ele se perspectivava na organização passados 3 ou 5 anos.

Todos os dias quando acordamos e vamos trabalhar temos alguém ou alguma coisa que nos empurra para o que temos que fazer e isso, para a grande maioria das pessoas, por muito que digam o contrário, é muito confortável. O stress move-nos, preenche-nos e até nos faz ser mais criativos, se for na dose certa. O ambiente em que nos...