PREPARAR A TRANSIÇÃO

Se estiver a ler esta página, está provavelmente a pensar em candidatar-se a um papel de voluntário dentro de uma Organização. Existe uma série de organizações em todo o país que lhe oferecem formas cada vez mais diversificadas de doar o seu tempo e competências onde a ajuda é necessária.

Aos quarenta anos ninguém pensa na reforma - isso é coisa para velhos e de repente estamos lá ou lá perto e não nos sentimos velhos... nem somos.

Costuma dizer-se "o problema é que pensamos que temos tempo". A verdade é que todos nós temos a noção que as nossas vidas são limitadas temporalmente, mas ter a noção não é igual a interiorizar e esse é o aspeto principal para iniciarmos uma boa preparação para os próximos anos das nossas vidas.

O que têm contra a reforma? Implicância...No outro dia li um artigo, ou será que ouvi uma palestra, confesso que não me lembro, a informação é tanta... Conseguimos reter mas por vezes não sabemos onde a fomos buscar, que falava especificamente da palavra reforma.

Uma das mudanças importantes que a transição para a reforma, a reforma e vida futura nos trazem é o impacto nos nossos relacionamentos familiares e nas nossas amizades.

Um dos temas que considero importante ponderar, quando o momento da reforma se aproxima, é a questão da habitação. E esta questão, que já é importante no momento em que cessa a atividade profissional, reveste-se de particular importância à medida que a terceira idade avança.

A minha reforma até afetou o meu guarda-roupa... Hoje está mais calor e olhei para o meu armário. O que vestir? E dois anos depois o meu guarda-roupa ainda me transmite quem eu fui e não quem eu sou.


FINANÇAS EM ORDEM

A Segurança Social disponibiliza um novo Simulador de Pensões que lhe dá informação sobre o valor estimado da sua pensão quando chegar à idade de reforma.

Na vida de todos nós este é um tema essencial e incontornável para que nos traga um equilíbrio e tranquilidade necessários ao nosso conforto. Quando temos a possibilidade de salvaguardar esta base encaramos a vida com mais suavidade.

Se quisermos começar por abordar o tópico preocupação número um - o dinheiro - diríamos qualquer coisa muito básica tendo em conta a esperança de vida atual:

A Segurança Social disponibiliza um novo Simulador de Pensões que lhe dá informação sobre o valor estimado da sua pensão quando chegar à idade de reforma.

Agora é mais fácil planear o seu futuro - Clique no  SIMULADOR .