Podcasts e Vlogs
Impulso Positivo
https://impulsopositivo.com/podcast/transicoes-para-a-reforma/
Na rubrica da Economia da Longevidade, do Impulso Positivo, Ana Sepúlveda convida Teresa Marques e Cristina Nogueira Ramos a apresentarem o projeto Transições.
Vlog de José Lopes Araújo "A Meu Ver"
A Meu Ver I
Nesta 1ª edição, José Lopes Araújo apresenta as suas reflexões sobre a tolerância, na verdade, um símbolo da civilização.
A Meu Ver II
Nesta 2ª edição, José Lopes Araújo partilha as suas reflexões sobre Camões, o dia de Portugal, e a discriminação pela idade, o idadismo. E ainda no final um poema, desta vez de Gomes Leal "A Senhora Duquesa de Brabante".
A Meu Ver III
Nesta 3ª edição, José Lopes Araújo partilha as suas reflexões sobre a nossa Identidade. "Hoje reflectimos sobre a nossa Identidade. Está ela inserida no nosso DNA, ou é adquirida e moldada ao longo da vida?" E fala do orgulho da identidade e da origem, ilustrando a conversa com um exemplo vindo dos Estados Unidos e outro de Malaca. E termina com o poema "Eu" de Florbela Espanca.
A Meu Ver IV
Nesta 4ª edição, José Lopes Araújo partilha as suas reflexões sobre o silêncio.
"Hoje falamos do tempo em que as cidades eram dos filósofos e dos poetas e do valor do silêncio!"
A Meu Ver V
Nesta 5ª edição, José Lopes Araújo partilha as suas reflexões sobre a Amizade.
"Quantos amigos temos no Facebook? E desses, quantos amigos verdadeiros temos afinal? E quantos amigos precisamos de ter? Amigos de interesse,de prazer ou de virtude, como classificava Aristóteles? Está a amizade em recessão?" E partilha um poema de Camilo sobre os amigos.
A Meu Ver VI
Nesta 6ª edição, José Lopes Araújo partilha as suas reflexões sobre o Poder.
"Hoje reflectimos sobre o poder, o seu fascínio e a forma como ele é exercido. E falamos de participação cívica e literacia para os média como forma de contornar os perigos dos poderes que nos rodeiam. E como a poesia pode também ser uma resistência ao poder, escolhemos o poema de Manuel Alegre - Trova do vento que passa, com fundo musical dos Verdes anos interpretado por Carlos Paredes, que nos deixou faz hoje 20 anos!"
A Meu Ver VII
Nesta 7ª edição, José Lopes Araújo partilha as suas reflexões sobre o Tempo.
"É tempo de regresso do "A meu ver..." depois do tempo de férias. Falamos hoje do tempo e de como ele é um bem precioso. E partilhamos a ideia de que do tempo, só o presente é certo, pelo que há que o viver o melhor que conseguirmos e que soubermos."