
AGENDA CULTURAL
Teatro para Crianças

Programação:
- O Fantasma das Melancias, maiores de 3 anos
Companhia de Teatro de Almada, 13 e 14 de maio, sábado às 16h00 e domingo às 11h00, Teatro Municipal Joaquim Benite (sala de Ensaios).
https://ctalmada.pt/o-fantasma-das-melancias-2023/
- Cinderela: O musical dos seus sonhos, maiores de 3 anos
Filipe La Féria, até 28 de maio 2023, sábados e domingos às 15h, Teatro Politeama
https://filipelaferia.pt/espetaculos/
- O Feiticeiro de Oz, maiores de 3 anos
Teatro Infantil de Lisboa, até 25 junho 2023, sábados e domingos às 15h, Teatro Armando Cortez
https://til-tl.com/o-feiticeiro-de-oz/2022-2023/
---------------------
28ª edição da Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público
A 28ª
edição da Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público (19 de maio a 4 de junho) é dedicada à infância,
juventude e público familiar, tendo como auge a comemoração do Dia Mundial da
Criança, dia 1 de junho.
Esta iniciativa do Teatro Extremo conta com duas dezenas de
companhias de Portugal, Espanha, França e Itália, com espetáculos de teatro,
marionetas, circo, música, teatro de rua, hologramas, contadores de histórias,
jogos e oficinas artísticas, espalhados por 29 palcos em salas e locais ao ar
livre.
Ver programação em https://www.teatroextremo.com/sementes-programacao/
Desenvolvido maioritariamente em Almada, sede do Teatro Extremo, trabalha em rede com diversos municípios (ao longo dos anos tem realizado extensões em Aveiro, Barreiro, Cascais, Castro Verde, Lisboa, Loures, Montemor-o-Novo, Moita, Odivelas, Santarém, Seixal e Sesimbra), apresentando a sua programação em equipamentos e espaços públicos dos referidos municípios.
---------------------
Lugar para as crianças, os jovens e as artes
Sugiro que sigam o site do Lu.Ca, denominado como um "Lugar para as crianças, os jovens e as artes", podem inclusive subscrever a Newsletter para estarem sempre a par. https://lucateatroluisdecamoes.pt/programa/
Tem uma programação de teatro infantil muito rica, mas não só, há música, exposições, dança, leituras e leituras encenadas, cinema, oficinas de atividades, para todas as idades (dos 3 - aos 18) e gostos ou vontades, em família.
Luísa Pires dinamizadora da Comunidade de Teatro
Comunidade de Teatro da Transições

Caros membros,
Desta vez venho dar a conhecer três peças em que entram membros da Comunidade de Teatro da Transições, quem sabe, talvez desperte a vontade não só de irem ver, como de se aventurarem nesta experiência maravilhosa que é participar, sentir o bichinho, fazer parte.
Teresa Pedrosa em "Há Bué Tempo - A Grande Fuga do Lar de Idosos"; Diogo Alarcão em "Um Ensaio sobre a Cegueira"; Luísa Pires e Paula Calhau em "As Moiras", ainda está a tempo de assistir às duas últimas peças.
A peça HÁ BUÉ TEMPO (A GRANDE FUGA DO LAR DE IDOSOS) - É uma comédia musical levada a cena pelo grupo de teatro Sénior numa ideia original e encenação do ator Luís Martins Lourenço, que conta com uma componente de cinema, música, comédia e uma mensagem muito especial no que respeita à forma como tratamos os séniores em Portugal. (já não está em cena)
Este espetáculo começou a ser criado antes da pandemia e após uma longa pausa esteve em palco na nova casa das Artes de Cascais, no Cruzeiro (Estoril).
A peça UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, uma adaptação da obra de José Saramago, com encenação de Eurico Lopes - «Estou cego, estou cego!» - um grito na multidão, uma sentença… Uma ameaça?
É este o ponto de partida do romance de José Saramago, «Ensaio sobre a Cegueira», que motiva o texto dramático. Quando (quase) toda a humanidade é acometida de uma estranha «cegueira branca», é o próprio sentido de humanidade que se estilhaça irremediavelmente. E o espectador é convocado para um mundo distópico que o desassossega e interpela.
À medida que se confronta com esta parábola do nosso tempo, vai tomando consciência da importância – e da urgência – de responder à pergunta: «Quantos cegos são precisos para fazer uma cegueira?». Mais informação em https://www.agendalx.pt/events/event/um-ensaio-sobre-a-cegueira/
A peça AS MOIRAS TRAGÉDIA! MORTE! DESTRUIÇÃO! São quatro as histórias desta peça, de quatro mulheres malfadadas pela vida, que tentam escapar ao destino que as Moiras lhes traçaram, mas sem sucesso. Uma hilariante comédia inspirada nos mitos gregos, cheia de morte, destruição e risos. Uma peça que se pretende leve e divertida. Mais informação em https://www.agendalx.pt/events/event/as-moiras/
Um excelente fim de semana e arrisquem, venham ver e quem sabe serão os próximos!
Luisa Pires (Dinamizadora da Comunidade de Teatro)