
Agenda Cultural
Dia Mundial do Teatro - 27 de março

O Dia Mundial do Teatro é comemorado em 27 de março, desde 1961. A data foi criada pelo International Theatre Institute (ITI), uma organização não governamental que promove a arte teatral em todo o mundo.
A primeira celebração do Dia Mundial do Teatro aconteceu em França em 1962, com a primeira mensagem escrita por Jean Cocteau e com a apresentação de uma peça escrita por si, intitulada "A Human Voice".
Desde então, o Dia Mundial do Teatro é celebrado em mais de 100 países em todo o mundo.
Em muitos países, o dia é marcado por apresentações teatrais especiais e outras atividades culturais envolvendo as comunidades locais, decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro.
A celebração do Dia Mundial do Teatro tem como objetivo destacar a importância da arte teatral na sociedade e sua contribuição para a cultura e a educação.
A cada ano, um dramaturgo de renome ou personalidade da área, é convidado a escrever a mensagem para o Dia Mundial do Teatro.
Deixo aqui alguns exemplos, que realçam a humanidade:
1. "O teatro é a arte que nos permite explorar e compreender a complexidade e a beleza da condição humana." August Wilson
2. "O teatro lembra-nos que somos todos seres humanos, cheios de imperfeições e vulnerabilidades, e que isso é o que nos torna únicos e interessantes." Tennessee Williams
3. "O teatro é uma expressão viva da alma humana, um espelho que reflete as nossas alegrias, tristezas, medos e esperanças." Arthur Miller
4. "No teatro, encontramos uma comunidade de pessoas que compartilham uma paixão pela arte e pela vida, e juntos podemos criar algo mágico e transformador." Lorraine Hansberry
5. "O teatro é o lugar onde podemos explorar e questionar as verdades sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos, e encontrar novas respostas para velhas perguntas." David Mamet
Aqui fica o link para a agenda cultural com tudo o que pode ser visto em março/abril em Lisboa e Porto:
https://www.agendalx.pt/?archive=agenda&categories=teatro&s=&time=2023-03-06%2F2023-03-31&type=event
https://agendaculturalporto.org/pecas-de-teatro-no-porto/ (usar filtros).
Luísa Pires dinamizadora da Comunidade de Teatro
9ª Sinfonia de Gustav Mahler

Para celebrar o 30.º aniversário do Centro Cultural de Belém e a vida de António Mega Ferreira (1949-2022), a Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) junta-se à sua «irmã», a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), para apresentar uma oportunidade rara de ouvir uma das mais extraordinárias sinfonias da história da música, a Nona Sinfonia de Gustav Mahler (1860-1911).
Chefe de orquestra e compositor genial, Mahler concentrou o seu ímpeto na criação de obras vastas para grandes formações orquestrais, composições catárticas, cujo âmbito emocional e expressivo arrebatou os seus contemporâneos.
Mahler não chegou a ouvir a sua Nona Sinfonia – é a última obra completa que nos deixou, um testamento sinfónico sobre a vida, a morte, o amor, as trevas e a esperança. «Já não é Música, mas sim a Terra», descreveu Berthold Goldschmidt este epílogo do tonalismo, que nos transporta entre o êxtase e a transparência, numa linguagem sublime e requintada.
A OCP estreou-se no dia 13 setembro de 2007, no palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, a convite de António Mega Ferreira, que acompanhou sempre de perto o desenvolvimento do projeto com paixão e fulgor. Este concerto em forma de homenagem celebra um dos seus compositores favoritos, interpretado pela primeira vez pela OCP e pela JOP.
Sob a direção de Pedro Carneiro, o fulgor criativo da OCP junta-se à energia eletrizante da JOP, que tem brilhado pelos palcos europeus nos últimos anos, para uma tarde seguramente inesquecível.
Sugerido por Teresa Simas
Exposição "O Caminho é um Regresso"
A exposição intitulada "O Caminho é um Regresso" patente até 31 de Março na Galeria Mário Casimiro do Ispa – Instituto Universitário, com entrada livre de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 20h30. Nesta exposição Paulo Campos, membro da Transições, mostra a arte da fotografia acompanhada pelos seus poemas. Para uma melhor experiência na audição dos poemas declamados e interepretados pela voz de Fátima Belo, aconselha-se o uso de auriculares no telemóvel.
Para uma melhor experiência na audição dos poemas declamados e interpretados pela voz de Fátima Belo, aconselha-se o uso de auriculares no telemóvel. (para mais detalhes clique aqui)
Para quem não puder deslocar-se à exposição poderá ver e ouvir on-line no link acima sugerido.
Sugerido por Georgina Mendes
Exposição Andy Warhol e Vhils
Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

Coimbra recebe a exposição "POSE", que conta com obras de Andy Warhol, Paula Rego ou Vhils. Exposição estará em exibição até dia 28 de maio. Exposição destaca obras de coleções locais e nacionais.
Sugerido por Alexandra Carvalho
Ver detalhes em
https://observador.pt/2023/03/01/andy-warhol-e-vhils-em-nova-exposicao-do-centro-de-arte-contemporanea-de-coimbra/