AGENDA CULTURAL

 Viral Agenda

Uma das mais completas agendas de eventos de Portugal. A pesquisa pode ser feita por categoria, cidade de distrito e por concelho; depois é só fazer scroll. Consultar aqui
Também tem eventos de Espanha, e pode registar-se mas não é obrigatório.

Sugerido por Paulo Correia, setembro 2023


Comunidade de Teatro da Transições

Caros membros,

Desta vez venho dar a conhecer três peças em que entram membros da Comunidade de Teatro da Transições, quem sabe, talvez desperte a vontade não só de irem ver, como de se aventurarem nesta experiência maravilhosa que é participar, sentir o bichinho, fazer parte.

Teresa Pedrosa em "Há Bué Tempo - A Grande Fuga do Lar de Idosos"; Diogo Alarcão em "Um Ensaio sobre a Cegueira"; Luísa Pires e Paula Calhau em "As Moiras", ainda está a tempo de assistir às duas últimas peças.

A peça HÁ BUÉ TEMPO (A GRANDE FUGA DO LAR DE IDOSOS) - É uma comédia musical levada a cena pelo grupo de teatro Sénior numa ideia original e encenação do ator Luís Martins Lourenço, que conta com uma componente de cinema, música, comédia e uma mensagem muito especial no que respeita à forma como tratamos os séniores em Portugal. (já não está em cena)

Este espetáculo começou a ser criado antes da pandemia e após uma longa pausa esteve em palco na nova casa das Artes de Cascais, no Cruzeiro (Estoril).

A peça UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, uma adaptação da obra de José Saramago, com encenação de Eurico Lopes - «Estou cego, estou cego!» - um grito na multidão, uma sentença… Uma ameaça?

É este o ponto de partida do romance de José Saramago, «Ensaio sobre a Cegueira», que motiva o texto dramático. Quando (quase) toda a humanidade é acometida de uma estranha «cegueira branca», é o próprio sentido de humanidade que se estilhaça irremediavelmente. E o espectador é convocado para um mundo distópico que o desassossega e interpela.

À medida que se confronta com esta parábola do nosso tempo, vai tomando consciência da importância – e da urgência – de responder à pergunta: «Quantos cegos são precisos para fazer uma cegueira?». Mais informação em https://www.agendalx.pt/events/event/um-ensaio-sobre-a-cegueira/

A peça AS MOIRAS TRAGÉDIA! MORTE! DESTRUIÇÃO! São quatro as histórias desta peça, de quatro mulheres malfadadas pela vida, que tentam escapar ao destino que as Moiras lhes traçaram, mas sem sucesso. Uma hilariante comédia inspirada nos mitos gregos, cheia de morte, destruição e risos. Uma peça que se pretende leve e divertida. Mais informação em https://www.agendalx.pt/events/event/as-moiras/

Um excelente fim de semana e arrisquem, venham ver e quem sabe serão os próximos!

Luisa Pires (Dinamizadora da Comunidade de Teatro)