APRENDER SEMPRE


Existe uma cultura enraizada na sociedade que nos diz que, depois da reforma, perdemos relevância...

Felizmente temos idade suficiente para sabermos que isso não é relevante!

A sabedoria e a experiência que temos para oferecer nunca foram tão importantes para o mundo. Vamos então desencadear a partilha desse conhecimento . 

Vamos também navegar no próximo capítulo e adquirir novas competências para usufruirmos da vida com alegria, confiança e com uma nova perspetiva. 


"Quanto mais aprende, melhor e mais afinada fica a sua memória"


Aprender ao longo da vida transmite um sentimento de bem-estar, ajuda a pensar melhor e aumenta a sua longevidade. Quanto mais aprende, melhor e mais "afinada" fica a sua memória ao longo do tempo. Se o seu cérebro não for "desafiado" para aprender coisas novas durante um longo período de tempo, acaba por perder a sua capacidade de discernimento e terá mais dificuldade em assimilar nova informação.

Deixamos algumas sugestões

Vizinhando

09-02-2022

Os vizinhos vivem perto de nós, às vezes no mesmo prédio ou no mesmo andar, constituindo a comunidade do nosso núcleo habitacional - a nossa família alargada. Sabemos que estão lá, pois nós ouvimo-los e eles sentem-nos, mas pouco mais. Vemo-los ocasionalmente e, por detrás das nossas máscaras, damos-lhes agora os bons dias e as boas-noites, nas...

Descobri verdadeiramente o Teatro há uns cinco anos através de uma das minhas filhas, que desde os oito anos frequentava a atividade em workshops anuais. Sempre adorei cinema, frequentadora assídua, mas teatro era muito raro ir assistir, comecei pelos exercícios/peças de fim de ano da minha filha, depois passei a ir ao teatro com ela ver peças que...

Associamos, geralmente, um assessment a ferramentas utilizadas pelas empresas para avaliar competências comportamentais e cognitivas dos seus colaboradores. Conhecemos bem as diferentes lentes de observação que um assessment permite utilizar: questionário de auto-avaliação; questionário 360 em que se capta o feedback de chefias, pares e reportes;...

Acontece a todos nós, sentirmo-nos duvidosos, desanimados, tristes, "em baixo". No entanto, algumas pessoas parecem mover-se pela vida com alegria e otimismo, mesmo em tempos difíceis. Qual é o seu segredo? Umas das causas que muitos cientistas têm vindo a estudar, é a prática da gratidão. Pessoas mais positivas são pessoas que praticam a gratidão...

O Atelier/Livre e Criativo é um dos projetos sociais da Sofia Freire d'Andrade, membro da Transições. Criado em 2008, em colaboração com algumas das Juntas de Freguesia de Lisboa, o Atelier/Livre e Criativo destina-se à população sénior e faz parte do projeto maior da Sofia - A Oficina Alquimia.

Hoje em dia a tecnologia está presente em absolutamente tudo o que nos rodeia, pelo que me pergunto: o que seria das nossas gerações sem computadores, smartphones, tabletes, equipamentos médicos digitais e outros objetos digitais que tanto facilitam o nosso dia a dia?

Os primeiros vinte e cinco anos da nossa vida são um intenso processo de aprendizagem assumida que passa pela nossa infância e juventude, pela nossa formação escolar e académica até à entrada no mercado de trabalho.

Sinta-se útil realizando alguns trabalhos de bricolage, com algumas ferramentas e imaginação. Poderá poupar muito dinheiro com a sua casa ao arranjar um problema elétrico, de canalização de pintura, ... e vai sentir-se satisfeito.

Um discurso brilhante de Tim Minchin, comediante australiano, denominado "Live to Learn" "Viver para aprender" que tem 9 geniais lições de vida. Pena que não tenha encontrado legendado porque vale mesmo a pena ouvir! Abrindo um pouco o véu para quem não consegue acompanhar o inglês mas não dispensando o discurso:

O valor da criatividade

"Quando se perde dinheiro, perde-se um pouco ; quando perdemos tempo, bastante mais se perde; quando perdemos a saúde, praticamente perdemos tudo, mas quando perdemos a criatividade, não sobrou nada".