APRENDER SEMPRE


Existe uma cultura enraizada na sociedade que nos diz que, depois da reforma, perdemos relevância...

Felizmente temos idade suficiente para sabermos que isso não é relevante!

A sabedoria e a experiência que temos para oferecer nunca foram tão importantes para o mundo. Vamos então desencadear a partilha desse conhecimento . 

Vamos também navegar no próximo capítulo e adquirir novas competências para usufruirmos da vida com alegria, confiança e com uma nova perspetiva. 


"Quanto mais aprende, melhor e mais afinada fica a sua memória"


Aprender ao longo da vida transmite um sentimento de bem-estar, ajuda a pensar melhor e aumenta a sua longevidade. Quanto mais aprende, melhor e mais "afinada" fica a sua memória ao longo do tempo. Se o seu cérebro não for "desafiado" para aprender coisas novas durante um longo período de tempo, acaba por perder a sua capacidade de discernimento e terá mais dificuldade em assimilar nova informação.

Deixamos algumas sugestões

O Atelier/Livre e Criativo é um dos projetos sociais da Sofia Freire d'Andrade, membro da Transições. Criado em 2008, em colaboração com algumas das Juntas de Freguesia de Lisboa, o Atelier/Livre e Criativo destina-se à população sénior e faz parte do projeto maior da Sofia - A Oficina Alquimia.

Hoje em dia a tecnologia está presente em absolutamente tudo o que nos rodeia, pelo que me pergunto: o que seria das nossas gerações sem computadores, smartphones, tabletes, equipamentos médicos digitais e outros objetos digitais que tanto facilitam o nosso dia a dia?

Os primeiros vinte e cinco anos da nossa vida são um intenso processo de aprendizagem assumida que passa pela nossa infância e juventude, pela nossa formação escolar e académica até à entrada no mercado de trabalho.

Sinta-se útil realizando alguns trabalhos de bricolage, com algumas ferramentas e imaginação. Poderá poupar muito dinheiro com a sua casa ao arranjar um problema elétrico, de canalização de pintura, ... e vai sentir-se satisfeito.

Um discurso brilhante de Tim Minchin, comediante australiano, denominado "Live to Learn" "Viver para aprender" que tem 9 geniais lições de vida. Pena que não tenha encontrado legendado porque vale mesmo a pena ouvir! Abrindo um pouco o véu para quem não consegue acompanhar o inglês mas não dispensando o discurso:

Quando éramos pequenos adorávamos passar o dia inteiro a pintar e a colorir, quer fosse em cadernos, em quadros, em toalhas de mesa, ou mesmo na parede. Esta atividade artística e divertida não é apenas boa para as crianças, mas também para todas as idades, especialmente para os mais velhos.

Às vezes questionava-me: o que sei de outras religiões? No fundo desde pequena que me apresentaram a religião católica e segui em frente . Mas realmente o que defendem as outras religiões?

Se quer manter a sua capacidade mental e até ultrapassar a maioria das pessoas da sua idade, aqui vão algumas sugestões.

O valor da criatividade

"Quando se perde dinheiro, perde-se um pouco ; quando perdemos tempo, bastante mais se perde; quando perdemos a saúde, praticamente perdemos tudo, mas quando perdemos a criatividade, não sobrou nada".