APRENDER SEMPRE


Existe uma cultura enraizada na sociedade que nos diz que, depois da reforma, perdemos relevância...

Felizmente temos idade suficiente para sabermos que isso não é relevante!

A sabedoria e a experiência que temos para oferecer nunca foram tão importantes para o mundo. Vamos então desencadear a partilha desse conhecimento . 

Vamos também navegar no próximo capítulo e adquirir novas competências para usufruirmos da vida com alegria, confiança e com uma nova perspetiva. 


"Quanto mais aprende, melhor e mais afinada fica a sua memória"


Aprender ao longo da vida transmite um sentimento de bem-estar, ajuda a pensar melhor e aumenta a sua longevidade. Quanto mais aprende, melhor e mais "afinada" fica a sua memória ao longo do tempo. Se o seu cérebro não for "desafiado" para aprender coisas novas durante um longo período de tempo, acaba por perder a sua capacidade de discernimento e terá mais dificuldade em assimilar nova informação.

Deixamos algumas sugestões

O Projeto Gutenberg é uma biblioteca on-line de livros grátis fundado por Michael Hart. Este projeto é considerado o primeiro fornecedor de livros eletrónicos e foi criado para fomentar a sua criação e distribuição. https://www.gutenberg.org/about/

I - Quando se fala na Tragédia da Rua das Flores, lembro-me do romance de Eça de Queiroz postumamente publicado (1), em que Genoveva se suicida projectando-se para a rua, ao saber que o jovem Victor por quem se apaixonara e com quem pretendia casar-se, era seu filho.

"E era bom aluno? Tinha boas notas?", pergunta invariavelmente Francisco Pinto Balsemão aos seus convidados no podcast "Deixar o mundo melhor".

Todos sabemos que a geração dos nossos netos é mais propensa a pressionar teclas ou superfícies interactivas de computadores, IPhones e tablets, mas pouco estimulada a ler ou a escrever. O digital vem dominando a comunicação, a imagem e o som, ficando a leitura e a escrita muito secundarizadas

O que veem os teus olhos seguido de uma foto exótica ou estranha, com formas e cores diversas... é um dos exercícios que a Maria Irene coloca na lista para uma sessão do Desafio da Escrita.

QI & QE & QA

12-06-2022

Na semana passada li no Expresso uma crónica do Cardeal Tolentino de Mendonça sobre um livro de Jean Cocteau (1889-1963).

Vizinhando

09-02-2022

Os vizinhos vivem perto de nós, às vezes no mesmo prédio ou no mesmo andar, constituindo a comunidade do nosso núcleo habitacional - a nossa família alargada. Sabemos que estão lá, pois nós ouvimo-los e eles sentem-nos, mas pouco mais. Vemo-los ocasionalmente e, por detrás das nossas máscaras, damos-lhes agora os bons dias e as boas-noites, nas...

Descobri verdadeiramente o Teatro há uns cinco anos através de uma das minhas filhas, que desde os oito anos frequentava a atividade em workshops anuais. Sempre adorei cinema, frequentadora assídua, mas teatro era muito raro ir assistir, comecei pelos exercícios/peças de fim de ano da minha filha, depois passei a ir ao teatro com ela ver peças que...

Associamos, geralmente, um assessment a ferramentas utilizadas pelas empresas para avaliar competências comportamentais e cognitivas dos seus colaboradores. Conhecemos bem as diferentes lentes de observação que um assessment permite utilizar: questionário de auto-avaliação; questionário 360 em que se capta o feedback de chefias, pares e reportes;...

O valor da criatividade

"Quando se perde dinheiro, perde-se um pouco ; quando perdemos tempo, bastante mais se perde; quando perdemos a saúde, praticamente perdemos tudo, mas quando perdemos a criatividade, não sobrou nada".