Descobrir o Dom de Criar!

27-07-2021

O Atelier/Livre e Criativo é um dos projetos sociais da Sofia Freire d'Andrade, membro da Transições. Criado em 2008, em colaboração com algumas das Juntas de Freguesia de Lisboa, o Atelier/Livre e Criativo destina-se à população sénior e faz parte do projeto maior da Sofia - A Oficina Alquimia.

"A Oficina Alquimia pretende diminuir a visão negativa do envelhecimento e da sabedoria adquirida, a falta de autoestima, o sentimento de solidão, o isolamento social e o sentimento de inutilidade na sociedade, em que tanto pessoas seniores como alguns jovens em risco sentem. Através do diálogo e da partilha de experiências pretende estimular a criação de laços afetivos reforçando a liberdade de estar e ser, indo ao encontro das necessidades e identidade comum em comunidade." - Lemos no site da Oficina Alquimia.

"O meu intuito em dar estas aulas à população mais sénior é proporcionar e fomentar atividades artísticas que permitam granjear o prazer, a emoção, a liberdade e a confiança porque acredito na valorização da autoestima através da criatividade e do conhecimento. Queria tornar possível o sonho de criar uma comunidade que funcionasse como uma teia afetiva de apoio" - Explica Sofia.

Na missão da Oficina Alquimia também consta "Acrescentar valor às pessoas! Tornar possível um renascimento positivo! Apoiar no autodesenvolvimento, na autotransformação! Tornar possível o sonho de criar uma comunidade que funcione como uma teia afetiva de apoio e confiança, através da partilha, afetividade, respeito e liberdade, com projetos que incluam atividades orientadas de forma criativa e sustentada para a inclusão e transformação: estimular através da arte o reforço positivo individual e social".

Transformar um livro em objeto artístico foi um dos desafios que a Sofia propôs aos seus alunos do Atelier/Livre e Criativo.

O impacto deste desafio foi muito para além do simples desenvolvimento das atividades artísticas, como revelam os testemunhos dos seus alunos:

"A pintura, brincar com os pincéis, sempre me atirou para um mundo fora da realidade, onde encontro paz e muito prazer. A Sofia reforçou isso e do nada conseguiu fazer surgir a criança que há em mim. Bem haja." - Fátima Coutinho, 75 anos.

"Aprender e descomprimir." - Margarida Candeias, 72 anos.

"Usei um compêndio antigo, quase todo a preto e branco, e com lápis de cor e aguarelas decorei e personalizei. Obrigada pela orientação, estou totalmente descontraída a criar. É uma atividade relaxante e terapêutica nesta época. Digo obrigada prof. Sofia Freire d'Andrade. Estes livros podem também contar contos..." - Neusa Guerreiro, 72 anos.

Também para a Sofia, o Atelier/Livre e Criativo tem sido uma oportunidade gratificante de desenvolvimento.

"Tem sido uma vivência incrível! Através da oportunidade de trabalhar em conjunto com as Juntas de Freguesia, que proporcionam os meios, tenho-me descoberto tanto a nível pessoal como profissionalmente. Desenvolver e incentivar o dom de cada aluno meu através do Ensino da Arte e dar o meu melhor é, sem dúvida, a minha melhor recompensa!"

Elsa Serra, contadora de histórias, também membro da Transições, e que com a Sofia desenvolveu o projeto "A minha vida tem histórias", outro projeto social, explica como a Sofia consegue incentivar esse dom.

"A Sofia Freire d'Andrade tem a arte no coração e a dança na ponta da alma. Dedicada aos seus alunos com a pedagogia da arte tatuada na pele. Os anos de tanta experiência a ensinar não lhe gastam a criatividade. O fogo das ideias, e a capacidade de regeneração que tem, faz magia com as mãos, com o coração e sobretudo com a capacidade de envolver os seus alunos no seu dom. Aquele que todos temos, o de criar. "

"O dom que todos temos, o de criar!"

Uma frase que nos devia ficar na memória e de que nos devíamos lembrar quando pensamos que a arte e a criação são dotes inatos e privilégio de apenas alguns escolhidos.

A boa notícia é que há por este mundo fora "pescadores de almas" como a Sofia que resgatam estes dons escondidos.

Hélia Jorge