SAÚDE EM FORMA

O declínio de algumas capacidades físicas e mentais é natural. Aceitar o fenómeno é meio caminho para viver em equilíbrio. Seguir uma alimentação saudável, controlar o peso, praticar exercício físico e exercitar a mente, por exemplo, com leitura, jogos e conversas, permitem retardar a perda de faculdades associada à idade.


Se ficou sensibilizado com o título, esclareço desde já que não se trata de um torneio nenhum, não precisa de efectuar reserva de campo, nem de trazer equipamento.

Não há nada que mais me irrite do que perante evidências indesmentíveis as pessoas negarem os factos, apenas porque não os querem reconhecer. Sabem que o risco existe, mas não o admitem.

Os nossos pés

07-10-2021

Segundo a aplicação que tenho no meu IPhone terei andado no último ano 1333 Kms, uma média de 3,65 Kms por dia. Porém, se tiver em consideração que nem sempre me desloco com este equipamento, estou seguro de que essa distância terá sido bastante superior. Ainda assim dá para pensar!...

É sabido que o envelhecimento afeta o nosso sono e a qualidade do nosso repouso noturno, com isso contribuindo para muitos problemas de saúde, reduzindo a qualidade de vida das pessoas com mais de 65 anos.

Sim, porque sendo saudáveis tudo o resto na nossa vida teria que ter apenas o peso que lhe diz respeito, e não mais do que isso. Assim deveria ser ....

Hoje tornou-se quase moda falar de pensamento positivo. A Psicologia Positiva trouxe-nos este conceito de que a felicidade se constrói, que é possível ver sempre o lado positivo das coisas e sair do estado de vitimização para sermos donos do nosso destino e atores da nossa vida.

Ouvir a sua música favorita traz-lhe memórias positivas, melhora o seu humor, e cria um ambiente relaxado. Mas a música também pode ser um grande apoio para a sua saúde .

Caminhar oferece inúmeros benefícios para a saúde independentemente da idade e condição física. Pode ajudar-nos a prevenir certas doenças e até prolongar a nossa vida. Caminhar é fácil de fazer e de encaixar na nossa rotina diária. Tudo o que precisamos para começar a andar é um par de sapatos confortáveis e resistentes.

Tome a sua posição no tee de saída. Joelhos moderadamente flectidos, costas direitas e queixo levantado. Depois, o taco, as mãos, os braços, os ombros unem-se para desencadear a pancada. Caminhe então até à bola e continue a estudar o percurso, a topografia, os bunkers.