Vai uma partida de ténis (no intestino)?

21-05-2022

Se ficou sensibilizado com o título, esclareço desde já que não se trata de um torneio nenhum, não precisa de efectuar reserva de campo, nem de trazer equipamento.

É um jogo que pode fazer em casa, com bom ou mau tempo, precisando apenas de alguma preparação através da leitura. Tem ainda a vantagem de poder ser jogado a pares, singulares ou mesmo sozinho.

O convite que endereço é para ler e reflectir sobre uma publicação que considero imperdível: "Digestive Inteligence - A holistic view of your second brain"*. Dir-me-ão:

- Mas o que é que o ténis tem a ver com isto?

É que a dimensão do nosso trato digestivo é de 8 a 9 metros, sendo não só longo como largo em vastas porções do seu trajecto, com criptas, vilosidades e microvilosidades, cuja superfície total - se rebatida num plano horizontal - equivaleria a 300 m2, ou seja, pouco mais do que a área de um campo de ténis. Surpreendido?

Segundo a autora: Irina Matveikova, existirão entre as duas camadas musculares intestinais uma extensa rede de neurónios (semelhantes aos do nosso cérebro) que sintetizam idênticas moléculas e se comunicam através de neurotransmissores; muitos deles semelhantes aos do Sistema Nervoso Central (SNC): acetilcolina, dopamina, serotonina, que regulam o nosso humor e o bem-estar emocional.

É como se tivesse um segundo cérebro que gere toda a área intestinal do tal campo de ténis fictício, interagindo estes "dois cérebros" permanentemente. A hormona serotonina, por exemplo, associada à satisfação e ao bem-estar, facilita a comunicação entre os neurónios, sendo 90% produzida nos intestinos e apenas 10% no SNC.

Muitos dos que sofrem de problemas gastrointestinais, depressão, ansiedade, insónia e mau-humor, tomam antidepressivos e, uma parte destes, pertencem ao grupo dos inibidores selectivos da recaptação da serotonina (SSRIs). Estes medicamentos prolongam a presença da serotonina evitando a sua recaptura, melhorando a satisfação e o bem-estar. Então porque não activar os nossos próprios recursos endógenos com o mesmo fim?

A forma como se sente no seu dia a dia, tem muito a ver com o funcionamento dos seus intestinos. O seu comportamento reflecte-o, por isso dirá às vezes:

- Hoje sinto-me bem disposto!

Todos nós queremos viver bem dispostos, com saúde, sabendo interpretar os sinais que o corpo nos dá e agindo em conformidade.

Não espere por um "segundo serviço". Antecipe-se e não se deixe ficar "out"!

Lisboa, 29 de Abril de 2022

José Aleixo Dias (1)

* Irina Matveikova - Findhorn Press

(1) o autor escreve segundo o anterior acordo ortográfico