Transições: Um ano, um caminho

15-04-2022

Hoje é dia para celebrar! 15 de Abril de 2022!

Parece que foi ontem mas faz hoje um (1!) ano que o projeto Transições veio a público com a sua presença no site e no Facebook. Ao sonho de 20 fundadores foram-se juntando aos poucos mais membros, uns trazidos por amigos, outros por candidatura espontânea e, hoje, somos já 218.

Queremos celebrar este momento partilhando quem somos e o caminho percorrido.

Somos gratos a todos por estarem aí e pela confiança que em nós depositaram.

Um agradecimento especial aos nossos grupos de trabalho e a todos os que de alguma forma colaboraram com este projeto que é de todos e para todos.

Quantos somos?

Somos 218 membros.

Passámos de 20 a 218 em 12 meses.

Mas mais do que o número o que conta  é a diversidade dos nossos membros e o valor que cada membro traz para a Transições com as suas contribuições.

E tivemos algumas surpresas...

Quem somos? Género

Dos 218 membros,  69% mulheres e 31% homens.

É o primeiro desafio que deixamos aos nossos membros, equilibrar este número :).

Sabemos que os homens são menos "atreitos" a este tipo de iniciativas mas também sabemos, pelos estudos que lemos e pelas pessoas que conhecemos, que são os homens quem normalmente mais sofre com o processo de transição da vida de trabalho para uma vida ativa, e saudável, na reforma.

Quem somos? Idade

No início pensámos que o projeto Transições teria um público alvo entre os 55 e os 65 anos. Pensámos que quem se iria juntar a nós seriam as pessoas que estariam quase a reformar-se ou acabadas de reformar.

Na realidade, 19% têm menos de 55 anos,  21% mais de 65 anos,  e os restantes  60%, entre os 55 e os 65 anos.

O nosso membro mais novo tem 40 anos e o mais sénior 78 anos.

Sim, a reforma planeia-se cedo e a transição pode ser feita em qualquer idade.

Quem somos? Profissão

Temos membros das mais variadas profissões: professores do ensino  secundário e  professores universitários, professores de dança, de pintura, administrativos, consultores, advogados, informáticos, engenheiros, artistas, gestores, advogados, médicos, psicólogos, terapeutas das mais variadas terapias...

Pessoas que trazem o melhor de si ao serviço de todos.

Quem somos? Situação laboral

Outra boa surpresa foi a situação laboral dos nosso membros.

No inicío pensámos que, na Transições, teríamos maioritariamente pessoas em transição ou recentemente reformadas.

Na verdade, 49% dos nosso membros ainda estão no ativo, só 30% estão reformados e os restantes 21% estão em transição ou noutra situação, por exemplo, pré-reforma.

É bom saber que quem ainda está no ativo pensa já na sua transição e confirma a nossa missão e o nosso propósito.

Quem somos? Geografia

Estamos geograficamente dispersos, em Portugal e no estrangeiro.

No estrangeiro temos membros na Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Moçambique e Suíça.

Em Portugal estamos sobretudo no Continente, de norte a sul, nos distritos de Lisboa, Setúbal, Porto, Leiria, Coimbra, Santarém, Faro, Vila Real, Évora, Portalegre, mas também os Açores e a Madeira se fazem representar.

No entanto, mais de 80% dos nosso membros estão situados na zona da Grande Lisboa.

Fica aqui mais este desafio, trazermos mais pessoas fora de Lisboa para podermos criar eventos nas diversas regiões de Portugal.

A nossa atividade

Um dos principais objetivos que a Transições prossegue é fomentar o relacionamento entre os seus membros, na certeza de que o fortalecimento das interações humanas é um fator fundamental para uma longevidade saudável, do ponto de vista físico e emocional.

Todas as semanas publicamos artigos, sugestões e propostas que nos são enviadas pelos Membros da Transições. https://www.transicoes.pt/sobre-a-transicao ; https://www.transicoes.pt/publicacoes/ . 

Desde o início que organizamos várias atividades onde proporcionamos aos nossos membros a possibilidade de dedicar parte do seu tempo ao exercício físico e/ou intelectual, ao mesmo tempo que se reforçam laços de amizade e relacionamentos humanos.

Desde o inicio já realizámos 36 atividades, 18 online e 18 presenciais e temos muitas mais em plano - https://www.transicoes.pt/atividades/

Porque queremos ir mais ao encontro dos interesses de cada um criámos comunidades de interesses, atualmente onze, e registamos com agrado o seu dinamismo. Em, https://www.transicoes.pt/comunidades/, podem encontrar os três desafios neste momento em curso.

Continuamos  com atividades nas mais variadas áreas, de acordo com o que é sugerido pelas comunidades de interesses, mas também atividades zen, de desenvolvimento pessoal, e eventos culturais.

E aqui deixamos, mais uma vez, o convite para que se junte a uma ou várias destas comunidades. https://www.transicoes.pt/contacto/


Site

O maior número de visitantes - 9.230 - aconteceu em Outubro de 2021. Em média estamos entre os 8.000 e os 9.000 vistantes/mês , com excepção de Agosto 2021, onde o número de visitantes ficou pelos 6.099.

As visitas à página, mensalmente, rondam entre as 19.000 e as 20.000.

As páginas mais visitadas são "Novidades", seguida pelas "Atividades".

Facebook

O Facebook conta hoje com 764 seguidores.

Todas as manhãs o despertamos com uma nova publicação que pode ser retirada dos conteudos do nosso site ou ser um pensamento do dia, um poema, uma canção...

Há até quem estranhe quando nos atrasamos :)

LinkedIn

No LinkedIn entrámos um pouco mais tarde. Atualmente temos 186 seguidores. Esta plataforma tem temas mais dedicados aos que ainda estão a trabalhar e para quem vamos lembrando que um dia..., mais tarde ou mais cedo, concluiremos que há mais no mundo para além do trabalho!

Hoje é dia para celebrar, estamos todos de parabéns!