Ski ou Aprés-Ski? Cervinia - Itália

22-08-2023


 Itália - Fevereiro 2023

Há tantos locais no mundo por conhecer que repetir viagens não é a minha preferência. Mas quando gostei muito dum local, tenho que abrir uma exceção.

Esquiar é uma das minhas paixões e Cervinia em Itália, perto da Suíça, uma das estâncias mais agradáveis.

Em fevereiro, num fim de semana alargado, na companhia dum bom amigo, lá fomos. A aventura começa sempre antes de viajar mas esta teve um dos pontos altos quando o avião da TAP avariou e tiveram que o substituir fazendo com que eu estivesse em Milão 2h à espera do meu amigo. Ainda bem que era a TAP e tinha outros aviões.

O hotel onde ficámos, depois de 2h30 de carro, foi o Mignon, que é uma das razões porque regressamos. Sim, viajem de ski não é só esquiar. O "aprés-ski" é uma parte fundamental. O hotel é tipicamente de montanha, pequeno, todo em madeira, com lareira, um serviço familiar e uns pequenos almoços e jantares excelentes, onde o final é uma seleção de queijos fantásticos que o mesmo empregado de há 11 anos, nos oferece para escolhermos. Toda a vila é muito típica, com vários restaurantes e bares com esplanadas, algumas viradas à montanha.

Em Itália, o Matterhorn suíço que conhecemos dos chocolates, chama-se Cervino. Daqui pode-se esquiar para Zermatt na Suíça e Itália é mais barato.

Esquiar para mim não é uma competição, é uma actividade relaxante e absorvente em que a paisagem te envolve e onde não posso pensar em mais nada quando vou a esquiar (também porque só comecei a esquiar aos 40 e nunca vou esquiar como aqueles miúdos de 4 anos que esquiam melhor do que caminham).

É verdade que as botas de ski são incómodas e que temos que vestir roupa para o frio, mas são umas férias sempre marcantes e creio que fantásticas mesmo para quem não esquia. Atrevam-se se nunca tentaram

João Gonçalves