O riso é o melhor remédio? Viva a vida com saúde e alegria!

28-04-2021

Tem-se dito muitas vezes que o riso é o melhor remédio, mas haverá alguma verdade por detrás deste velho ditado?

William F. Fry, professor de Psicologia na Universidade de Stanford, Califórnia, foi o primeiro cientista a sugerir em 1964 que o riso era um campo de estudo adequado e publicou uma série de estudos de referência sobre os processos fisiológicos que ocorrem durante o riso. Tornou-se o primeiro autoproclamado "Gelotologista" (um especialista na ciência do riso) e afirmou que o riso melhorava a respiração e a circulação. Como afirma Fry, desde 1992, rir cem vezes durante o dia tem os mesmos efeitos cardiovasculares que fazer exercícios de remo durante 10 minutos.

Outros estudos posteriores têm demonstrado que o humor e o riso são benéficos para a nossa saúde, inclusive para as pessoas com doenças crónicas - nomeadamente para as que têm mais de 65 anos. O efeito do humor e do riso consiste em dois processos: um estímulo sobre o corpo e um relaxamento posterior, que proporciona uma sensação de satisfação e de alegria. Definitivamente, o humor é expressão de saúde e de alegria.

O humor e o riso podem ter efeitos benéficos, o que corresponde "exatamente ao que o médico de família prescreveu", quando se trata de melhorar a qualidade de vida global e a sensação de bem-estar nas pessoas de idade maior. Mas afinal como é que o riso e a gargalhada ajudam os mais velhos?

A maioria das pessoas com idade avançada, à medida que vai envelhecendo, enfrenta desafios diários que os deixam ansiosos, sobrecarregados e até deprimidos. Mesmo que continuem a viver de forma independente, muitas das suas preocupações estão relacionadas com problemas de saúde crónicos, e por vezes com a solidão. Muitos assistem a alterações na vida de alguns amigos seus, que se veem obrigados a mudar-se para residências seniores, e não querem que isso lhes aconteça.

Existem vários estudos sobre os benefícios para a saúde física e mental que resultam de rir regularmente. E embora nunca tenha sido definitivamente provado que o humor e o riso possam curar doenças ou prolongar a vida, a investigação tem mostrado que rir mais, estimula várias mudanças fisiológicas positivas no corpo de uma pessoa mais velha, tais como:

1. Aumenta o fluxo sanguíneo

O riso diminui ligeiramente a tensão arterial, o que é positivo para a maioria dos adultos mais velhos. E, também promove uma melhor circulação sanguínea em todo o corpo, o que é bom para a saúde geral de um idoso.

2. Estimula a imunidade

O envelhecimento enfraquece o sistema imunitário, o que coloca os seniores em maior risco de contrair doenças. Mas o riso reforça a imunidade ao aumentar o fluxo sanguíneo e a absorção de oxigénio, juntamente com a redução dos níveis de cortisol. Como tal, está cientificamente demonstrado que o riso reduz as hormonas do stress e melhora o funcionamento das células imunitárias e dos anticorpos de combate às infeções. Isto pode levar a tempos de recuperação mais rápidos de doenças, ao mesmo tempo que melhora a resistência à doença em primeiro lugar.

3. Proporciona exercício

Para uma pessoa idosa com menos mobilidade, o riso é uma forma eficaz de exercício para o diafragma, músculos abdominais e coração. Isto beneficia notavelmente os idosos com asma ou bronquite.

4. O riso relaxa o corpo

Desfrutar de um bom riso alivia o corpo de qualquer tensão física que tenha sido acumulada. Isto não só ajudará a uma maior sensação de calma, mas também a ter um corpo mais relaxado e flexível. Aumenta ainda a capacidade para aguentar exercícios como o yoga, ajudando a tirar o máximo partido de um treino.

5. O riso aproxima as pessoas

Evidentemente, um dos maiores benefícios do riso é que é contagioso. Partilhar uma boa gargalhada com amigos ou familiares próximos é uma das melhores formas de passar o tempo e é importante que mantenhamos estas ligações à medida que envelhecemos. Isto é especialmente verdade se as pessoas vivem sozinhas, de forma a não correrem risco de ficarem isoladas. É importante que as amizades e os relacionamentos sejam mantidos à medida que envelhecemos para assegurar que a sua saúde e bem-estar não diminuam.

6. O riso queima calorias

Pode não ser o mesmo que uma sessão de atividade ou uma longa caminhada ao ar livre, mas o riso queima calorias. Estudos estimaram que o riso durante 10 a 15 minutos poderia queimar cerca de 40 calorias por dia.

7. O riso combate o stress e a ira

Partilhar umas gargalhadas com amigos ou familiares pode ser uma forma eficaz de destruir ou limpar a sua mente de emoções negativas como a raiva ou a impaciência. Um estudo da American Physiological Society descobriu que o riso pode reduzir significativamente três hormonas-chave do stress nos participantes, alegrando o seu estado de espírito. Isto poderia tornar mais fácil desfrutar dos pequenos prazeres da vida e ser geralmente mais feliz.

Os cientistas determinaram que o cortisol - "hormona do stress"- é encontrado em menores quantidades nos corpos de idosos que se sentem mais felizes e riem mais frequentemente. Como resultado, são menos propensos a sentir emoções negativas como preocupação, ansiedade ou depressão.

8. O riso estimula a saúde do coração

O riso pode ser um bom exercício cardiovascular para os idosos que não têm a capacidade para efetuar muitos dos exercícios físicos. O riso bombeia o seu coração e melhora a funcionalidade dos vasos sanguíneos. Os cientistas descobriram que o riso faz com que o revestimento dos vasos sanguíneos se expanda, impulsionando o fluxo sanguíneo e melhorando a saúde do coração. Isto pode diminuir o risco de ataque cardíaco, AVC e muitas outras condições relacionadas com a saúde cardiovascular. Desta forma, a taxa de ataques cardíacos nas pessoas mais velhas pode ser reduzida.

9. O riso pode aliviar a dor

As endorfinas são libertadas quando nos rimos. Estas substâncias químicas naturais fazem sentir-nos bem e até já foi demonstrado que reduzem os níveis de dor para muitas pessoas. Embora seja pouco provável que o riso seja superior aos benefícios obtidos com a medicação, as pessoas com doenças crónicas, como a artrite, poderiam ver a diferença de fazer um esforço para rir com mais frequência.

10. Melhora a memória

Quando o cérebro humano está em stress não consegue uma autorrecuperação, o que pode agravar o défice cognitivo como a demência ou a doença de Alzheimer. O riso causa menos stress no cérebro, e este começa a funcionar bem quando fica menos exposto ao stress e ao cortisol - e quando isto acontece, a memória melhora.

Brincar com as pessoas de idade maior ou incentivar a ter um sentido de humor alegre e jovial pode assim ajudá-las a ultrapassar alguns maus momentos. Fazer essas pessoas rir todos os dias, só pode assegurar mudanças positivas nelas.

Enquanto bebés e crianças, sorrir e rir são algumas das nossas primeiras e mais importantes formas de comunicação, mas à medida que envelhecemos, e as exigências da vida tomam conta do nosso humor, sorrimos e rimos menos vezes.

É, pois, muito importante que os adultos mais velhos se riam do fundo do coração, e é também responsabilidade da família e amigos criar situações alegres que os levem a perceber quão bela pode ser a vida. Isto levou ao surgimento de grupos de riso "organizados" ou clubes de riso, para nos ajudar a voltar a entrar em contacto com a nossa "alma" divertida de criança! Sejamos crianças outra vez, e procuremos por "clubes de risos" on-line.

A risoterapia, ou yoga do riso, é uma técnica proveniente da Índia e que já se espalhou por todo o mundo. O método foi criado por Madan Kataria, um médico indiano que criou o Laughter Yoga em 1995 com a ajuda da sua mulher. Juntos, simplificaram as várias técnicas de riso existentes - na sua essência, fingir a vontade de rir até se transformar numa genuína gargalhada. De facto, funcionou e concluíram que a gargalhada ajuda no processo de recuperação das doenças e dos desequilíbrios emocionais. Ver www.laughteryoga.org. Tal como em outros países, em Portugal, já temos vários clubes de riso ou do yoga do riso.

Com os desafios que enfrentamos todos os dias, acrescentar mais gargalhadas à nossa vida pode ajudar a iluminar alguns momentos turvos, ao mesmo tempo que acrescenta muitos benefícios para a saúde. O efeito do humor e do riso consiste num estímulo sobre o corpo e num relaxamento posterior, que proporciona uma sensação de prazer e alegria. Definitivamente, o humor é expressão de saúde e alegria que conduz a uma melhoria da qualidade de vida e do nosso bem-estar.

Cristina Nogueira Ramos



Referências:

- Forbes, Jun 5, 2017, David DiSalvio, Six Science-Based Reasons Why Laughter Is The Best Medicine

- The active ingredients in humor: Psychophysiological benefits and risks for older adults, April 2001, Ronald Alan Berk, Johns Hopkins University
- Humor Therapy: Relieving Chronic Pain and Enhancing Happiness for Older Adults, Mimi M. Y. Tse, Anna P. K. Lo,Tracy L. Y. Cheng, Eva K. K. Chan, Annie H. Y. Chan,and Helena S. W. Chung, , Jun 2010, SAGE-Hindawi Access to Research Journal of Aging Research
- Exhilaration and Humor Willibald Ruch In M. Lewis & J. M. Haviland (Eds.) (1993), The Handbook of Emotion (Chapter 42). - Terapia do Riso, https://terapiadoriso.pt/ : Risoterapia para seniores. Leia mais.
- Diário de Notícias: 28 Março 2011, Clube do Riso promove ginástica da gargalhada. Leia mais.
- Revista Evasões: 28/01/2021: "Rir continua a ser o melhor remédio e o adágio a advertir que pouco riso é pouco siso é bem capaz de já não fazer sentido". Leia mais.
- Operação Nariz Vermelho: https://www.narizvermelho.pt . Rir é o melhor remédio? Leia mais.