Fotografias Outonais

01-11-2023

O Outono, para quem gosta de fotografia, é muito significativo porque esta estação é talvez a mais interessante para quem faz fotografia de paisagem ou natureza, pelas cores, pela luz, pela multiplicidade de ambientes que podemos encontrar.

De seguida deixo aqui algumas dicas como podemos registar belas fotos outonais.

1 – Esteja atento às cores

As melhores fotos de paisagens de outono tendem a ser capturadas quando as cores estão no pico; vermelhos brilhantes, laranjas fumegantes e amarelos ensolarados podem ser incorporados às composições de imagens.

Infelizmente, os picos destas cores raramente duram mais de uma ou duas semanas, sobretudo na folhagem das arvores.

Temos de estar atentos, através de fotos, pesquisas no google, etc., quando será o pico das cores nos locais que pretendemos fotografar. De referir que o pico das cores não acontece em todos os locais ao mesmo tempo. Dependendo de como o clima foi evoluindo, o pico poderá ser mais cedo, ou mais tarde, de local para local.

2 - Fotografe quando o tempo está mau

A maior parte da fotografia de paisagem é feita durante as horas douradas e azuis, quando o tempo é relativamente bom e temos uma bela luz de fim de tarde, ou de madrugada.

Mas a fotografia de paisagens de outono é um jogo totalmente diferente. Por vezes podemos fazer as fotos mais sombrias e outonais se fotografarmos quando o céu está coberto por nuvens espessas.

A luz nublada adicionará uma sensação de solidão, ajudará a realçar os detalhes do assunto e (grande bônus!) irá realçar as cores do outono.

3 - Padrões e texturas

As melhores fotos de paisagens de outono começam por usar a cor como ponto de partida.

Mas apenas a cor não faz a imagem. Em vez disso, a composição depende do conjunto de cores, padrões e texturas para manter o fascínio da foto.

Muitas cenários de outono têm vários padrões e texturas interessantes para trabalhar, portanto, ir além da cor não é difícil. Basta encontrar alguns vermelhos, amarelos e laranjas interessantes, e depois compor com outros elementos (padrões, texturas) para produzir a foto final.

4 – Olhe para baixo

Ao explorarmos cenários maravilhosas das cores do outono, é fácil esquecer de olhar para baixo.

Não desanimem se as árvores estiverem nuas e todas as folhas caídas; mesmo assim podemos fazer belas fotos com as cores espalhadas pelo chão.

Isto é evidente no final do Outono, quando o chão da floresta é tão colorido quanto as copas das árvores. Dependendo do tipo de árvore, muitas vezes há elementos variados da cor do outono nessas folhas, que definitivamente valem a pena fotografar.

Se juntarmos a dica anterior com esta dica, temos "pano para mangas".

5 – Use o tripé

Como referimos acima, podemos fazer belas fotos com mau tempo. Mas a associação do mau tempo (pouca luz) com o interior de um bosque onde a penetração da luz pode ser complicada, então teremos um cenário onde a luz é reduzida.

Nestas situações as máquinas fotográficas, sobretudo quando configuradas para automático, mas não só, têm tendência a usar uma velocidade mais lenta para fazer a foto.

E também já sabemos que uma foto feita com uma velocidade lenta, e com a máquina suportada apenas pelas nossas mãos, terá tendência a ficar tremida.

A solução é arranjar um tripé para suportar a máquina e aí temos a certeza de que a nossa foto sairá totalmente nítida.

Esta situação também pode acontecer com fotos feitas com telemóvel e a solução é a mesma, usar um tripé. Até há pequenos tripés que se adequam muito bem a telemóveis.

Esperamos que estas dicas vos ajudem a aproveitar ao máximo o tempo que despenderem a fotografar as cores incríveis do outono.

Muitas outras dicas podem ser partilhadas sobre o tema da fotografia de outono, e não só, mas para isso, tentem participar nas iniciativas que a comunidade de fotografia tem previsto para o ano de 2024 e, de certeza, muitos ensinamentos irão ser adquiridos.

Até à próxima.

Jorge Gonçalves Silva, Outubro 2023.