Abetardas e outras aves

30-05-2021

Para além da actividade física, outra das grandes vantagens do golfe é o desfrutar da natureza envolvente, fauna e flora.

Em Belas por exemplo, é vulgar cruzarmo-nos com melros, perdizes, poupas, corvos, falcões, coelhos ou lebres.

No Aldeia dos Capuchos há duas semanas, um meu companheiro registou a foto que se anexa e estimamos ser de uma abetarda.

No passado Domingo na Aroeira, um pato saiu de uma moita e abordou o nosso buggy frente ao Club-house à espera de um pedacinho de pão para comer.

Lembrei-me de escrever estas linhas porque sabemos ainda muito pouco sobre estes seres.

Uma actividade interessante que vos pode cativar é a observação das aves na natureza (bird watching) e há agendamentos programados em TRANSIÇÕES que o permitem fazer (ex: salinas do Samouco).

Os pássaros têm cativado o nosso interesse não só pela sua beleza, mas também pelo mistério do voo que, entretanto, podemos com eles partilhar.

Também nos têm ajudado desde sempre. Foram os gansos com o seu grasnar que alertaram os habitantes de Roma no tempo de Nero. Os falcões são há muito usados para caçar e os mineiros valem-se dos canários para detectar fugas de metano que, por inodoras, seriam letais.

Infelizmente o Homem no seu processo evolutivo tem destruído o habitat natural de muitas destas espécies mas, existe uma renovada esperança centrada nas novas gerações.

Sabemos que a natureza é muito resiliente. Apenas precisa que não façamos mais estragos e a deixemos recuperar.

A sensibilização sobre esta matéria tem vindo a ganhar terreno.

Porém!...ainda há por aí muitos assintomáticos!...

José Aleixo Dias  [1]

[1] O autor escreve segundo o antigo Acordo Ortográfico