PREPARAR A TRANSIÇÃO

O que é que a reforma significa para si?

Esta é uma questão importante uma vez que "a reforma" continua com uma conotação bem negativa: não fazer nada. Como podemos imaginar esse conceito, nos dias de hoje, é inconcebível para todos quantos pensam entrar na reforma ou já estão reformados. A grande, grande, maioria de nós, sente-se ativo física e mentalmente. Sente que tem tudo ainda para dar - aos outros e, já é tempo, a si mesmo.

Sabemos que a nossa esperança de vida, felizmente para nós, é muito maior do que foi para os que nasceram no início do seculo XX. Então, o que vamos fazer com essa enorme prenda que nos tocou? Pois a chave parece estar no tempo que damos à preparação para essa nova etapa da vida.

Partilhamos consigo alguns dos aspetos que foram importantes para nós e não se esqueça: cabe-lhe a si desenhar o seu novo estilo de vida. Ninguém o fará por si!


Todos os artigos publicados representam a opinião pessoal dos seus autores, enquadrada nos valores da Transições, ainda que de forma não vinculativa e são da inteira responsabilidade dos mesmos.


Costuma dizer-se "o problema é que pensamos que temos tempo". A verdade é que todos nós temos a noção que as nossas vidas são limitadas temporalmente, mas ter a noção não é igual a interiorizar e esse é o aspeto principal para iniciarmos uma boa preparação para os próximos anos das nossas vidas.

O que têm contra a reforma? Implicância...No outro dia li um artigo, ou será que ouvi uma palestra, confesso que não me lembro, a informação é tanta... Conseguimos reter mas por vezes não sabemos onde a fomos buscar, que falava especificamente da palavra reforma.

Uma das mudanças importantes que a transição para a reforma, a reforma e vida futura nos trazem é o impacto nos nossos relacionamentos familiares e nas nossas amizades.

Um dos temas que considero importante ponderar, quando o momento da reforma se aproxima, é a questão da habitação. E esta questão, que já é importante no momento em que cessa a atividade profissional, reveste-se de particular importância à medida que a terceira idade avança.

A minha reforma até afetou o meu guarda-roupa... Hoje está mais calor e olhei para o meu armário. O que vestir? E dois anos depois o meu guarda-roupa ainda me transmite quem eu fui e não quem eu sou.