Não entre em pânico. A reforma é um processo e apenas o começou.
Comece por tentar responder às seguintes perguntas e verá que as respostas vão surgindo. Tem de dar tempo ao tempo, por isso a preparação para a reforma é uma etapa tão importante na transição para a sua nova vida ativa.
- o que vou fazer com o meu tempo se nunca me dediquei a aprender a desfrutar do meu tempo livre?
- como vou sentir-me bem-sucedido e satisfeito sem ter um trabalho?
- como vou relacionar-me com os meus ex-colegas que continuam a trabalhar? E com o meu/a minha "cara metade" cuja reforma está prevista para ter início mais tarde?
Responder a estas, e outras questões, é uma primeira forma para o/a ajudar a pensar que, após os primeiros meses de novidade em que sabe bem não ter horários, nem compromissos de trabalho, tenha tão, ou ainda melhores, motivos para se levantar pela manhã.
A reforma pode ser simultaneamente uma novidade agradável e um novo nível de exigências, que traz novos desafios, novas experiências e novas incertezas. Para alguns é uma desilusão, para outros uma grande maçada, e para outros, para seu grande prazer, a reforma torna-se a oportunidade de viver a vida como nunca o fez antes. Faça parte deste último grupo!
Planear é importante. Tem de assegurar-se que quando chegar o dia de se reformar está pronto para a etapa seguinte. O tempo disponível para o casal, ou para si caso viva só, o tempo pessoal, social e familiar aumenta consideravelmente quando um emprego a tempo inteiro deixa de existir. A forma como vai gerir o seu tempo é tão importante como quando trabalhava. Pensar nisso antecipadamente, sem pessimismos ou obsessões, ajudará a garantir que entra na sua nova etapa de vida com um sorriso nos lábios, seguro e tranquilo.
Comece hoje!
Teresa Marques