Santiago de Compostela - Espanha (Verão 2022)

23-09-2022

Inicialmente planeada como mais uma peregrinação a Santiago de Compostela desta vez pelo Caminho Inglês, mas acabou por um ser um passeio de carro a visitar os locais de peregrinação.

Visitas a Pontevedra, Ferrol, Pontedeume, Miño, Corunha, Vigo e a deslumbrante cidade de Santiago de Compostela.

Pontevedra uma paragem de peregrinos. Além do Santuário Virgem Peregrino e a Basílica de Santa Maria Maior, é de salientar as Ruínas da Igreja de S. Domingos e não perder as tapas na Praça da Lenha. Junto ao Rio Lerez, passando a Ponte de Burgo e das Correntes, há um caminho na margem do rio com paisagens lindíssimas.

Ferrol, terra onde nasceu Francisco Franco, uma cidade tipicamente espanhola com o seu porto de pesca e comercial, estaleiros civis e militares e praias turísticas. Não é de descartar pela vista magnífica o Cabo Prior onde se pode visitar uma das maiores baterias militares da II ou Segunda Guerra Mundial.

Pontedeume local de passagem de peregrinos à beira rio com uma ponte muito característica.

Miño local de veraneio com belas praias e de passagem de peregrinos.

A Corunha cidade portuária situada num promontório na região da Galiza. Conhecida pelo seu farol romano, a Torre de Hércules, com vistas arrebatadoras da costa.

Na Corunha fomos visitar a fábrica de cerveja 'La Estrella de Galicia´ que é uma visita que aconselho vivamente, cheia de agradáveis experiências interativas, realidade virtual, provas, e até a técnica de tiragem de uma imperial.

Vigo, também uma cidade portuária grande com a sua zona "vieja", mas com uma zona moderna, e vista deslumbrante sobre o porto.

Por fim Santiago de Compostela, com todo o ambiente de peregrinação de ponto de encontro de vários caminhos de Santiago, e o suposto local de sepultamento do apóstolo bíblico São Tiago. Todo o turismo religioso associado e belas vistas sobre a Catedral. Ali, sente-se toda a emoção de grupos constantemente a chegar e pode-se visitar a Catedral, museus, subir ao telhado da Catedral, etc.

É um local cosmopolita onde fervem emoções.

Hortense Correia