Regras de Adesão

TRANSIÇÕES é uma organização que se ocupa em ajudar na transição para a reforma e na manutenção de uma vida ativa e saudável.

São membros fundadores todos os membros que, sentindo empatia pelo projeto, colaboraram com o mesmo, desde o seu início e de forma comprometida, até ao seu lançamento público enquanto Organização Transições.

São membros, todos quantos, independentemente da sua idade, têm empatia pelo tema da transição para a reforma e da preparação e manutenção de uma vida saudável, física, emocional e socialmente, assegurando um envelhecimento ativo e uma vida feliz.

A Transições tem como característica ser uma organização em que há beneficio para ambas as partes. Para os que ajudam e para os que recebem ajuda. Nesse sentido todos os membros da Transições têm a possibilidade de intervir e participar, bem como de usufruir de todas as regalias e atividades que venham a ser desenvolvidas.

A Transições é uma organização sem vínculo político, religioso ou corporativo, empenhado na Pessoa e na Comunidade.

Aos membros cabe respeitar a Missão, os Valores e os procedimentos estabelecidos. Os membros da Transições comprometem-se a contribuir para o seu prestígio e credibilidade, a respeitar e a dignificar os seus pares, e a fomentar, por todos os meios ao seu alcance, o seu progresso e desenvolvimento.

Sendo a Transições uma organização ativa, os membros estão implicitamente instados a contribuir de acordo com as competências com as quais se sintam mais identificados.

As contribuições podem passar por uma ou mais atividades/ responsabilidades e um compromisso de voluntariado regular, através de:

Escrita de pequenas histórias pessoais, poemas, citações inspiradoras ou pensamentos do dia, artigos temáticos, artigos de opinião;

Recomendações de livros, filmes, música, visitas, atividades culturais, entre outras; 

Organização de atividades lúdicas, tais como viagens, passeios, eventos desportivos, entre outros; 

Organização de workshops temáticos; 

Participação, temporária ou permanente, em um ou mais grupos de trabalho que asseguram a qualidade dos conteúdos do site, a validação das entradas de futuros membros, a resposta às questões colocadas por membros e público em geral, e outras atividades que venham a ser definidas no sentido de assegurar a prossecução da missão da Transições.

Espera-se que todas as contribuições representem, de alguma forma, informação útil, positiva, inspiradora e transformadora para outros.