As nossas escolhas

 Artigos que nos fizeram pensar 



Envelhecimento: Dimensões e contextos

No âmbito da atividade editorial do Instituto de Ciências da Família, a obra Envelhecimento: Dimensões e contextos enquadra-se numa perspetiva de envelhecer bem que integra o envelhecimento saudável, o envelhecimento ativo e o envelhecimento produtivo.

A partir de uma matriz geradora de conteúdos, em que se cruzam dimensões, contextos e áreas disciplinares, os diferentes capítulos incidem sobre facetas do processo de envelhecimento que têm sido objeto de investigação e formação em diferentes áreas científicas da Universidade Católica Portuguesa.

Os 31 capítulos do livro estão organizados em 7 partes, numa abordagem simultaneamente multidimensional e multidisciplinar, que visam, através de diferentes olhares da ciência e por intermédio de diferentes conceções teóricas e metodológicas, a busca de uma visão abrangente e multifacetada do processo de envelhecimento.

Possa ela elucidar e fundamentar modelos e práticas orientadas para o ageing well, como uma meta no curso de vida, e inspirar os leitores, de qualquer idade, na preparação e vivência da sua própria velhice.Recomendaria nomeadamente o Capítulo 20 | Envelhecimento e carreira: novos contornos.

Joana Carneiro Pinto

A Dança da Inovação Coorporativa

Por Angela Silva

"Verna Myers - especialista no tópico da transformação cultural - diz que "Diversidade é ser convidado para a festa. Inclusão é ser convidado para dançar". Há tanta beleza nesta simplicidade. Conseguem ver também a festa dos vossos contextos corporativos cheia de gente tão diferente? Agora é mesmo só estender a mão àqueles que chegaram primeiro mas estão agora escondidos no canto da sala com receio de já não pertencerem a sítio nenhum. "

mazea venture by Fundação Calouste Gulbenkian



The Mind-Body Connection . . . Between Stress and Disease

By Dr. David Spiegel

"....1) Quality "girlfriend time" helps women create more serotonin - which helps combat depression and can create a general feeling of well-being; 2) Women share feelings whereas men often form relationships around activities; 3) Spending time with a friend is just as important to our general health as jogging or working out at a gym; 4) Failure to create and maintain quality personal relationships with other humans is as dangerous to our physical health as smoking!..."

Personal Safety Nets


Purpose in Life and Hospitalization for Ambulatory Care-Sensitte Conditions in Old Age

By Robert S. Wilson, PhD, Ana W. Capuano, PhD, (...), and Patricia A. Boyle, PhD

"Highlights

  • In older adults, higher sense of purpose in life was associated with lower odds of subsequent hospitalization.

  • The association of purpose with hospitalization was stronger for ambulatory care-sensitive conditions and was weaker after controlling for common chronic conditions.

  • Results suggest that higher level of purpose in life is associated with lower odds of subsequent hospitalization for ambulatory care-sensitive conditions."

The American journal of geriatric psychiatry


Ser "Perennial" é uma questão de mentalidade, não de idade

Maria João Ceitil, HR Consulting Coordinator da CEGOC

Jornal Económico


Learn to Get Better at Transitions

Avivah Wittenberg-Cox

Harvard Business Review