Orientações para a elaboração de Artigos


1. Todas as contribuições deverão estar alinhadas com a missão e os valores da Transições.

2. As contribuições podem ter a forma de pequenas histórias pessoais, poemas, citações inspiradoras ou pensamentos do dia, artigos de opinião, artigos de informação, vídeos, sugestões de livros, filmes, etc.

3. Os textos devem ser escritos na língua portuguesa (de acordo com a nova ortografia, salvo se o autor não a usar, sendo nesse caso referido no texto), não sendo aceitáveis estrangeirismos, sempre que existirem termos na língua portuguesa.

4. Todos os textos devem ser assinados pelo autor e sempre que sejam copiadas outras contribuições, que não sejam do próprio, devem ser citadas as respetivas fontes.

5. Os textos deverão conter informação útil e serem positivos, inspiradores e transformadores para os leitores.

6. Os textos não podem ser discriminatórios de alguma forma, quer seja em questões de género, raça, religião ou credo, orientação sexual, opção político partidária ou outros.

7. Os textos não podem conter palavras ou ideias que possam ser consideradas ofensivas.

8. Não são permitidas referências a marcas ou empresas quando possam ser consideradas publicidade às mesmas.

9. Devem ser evitados textos dogmáticos, prevalecendo o bom senso e o respeito pelo Outro.

10. Os textos não devem ser escritos de modo a que o pensamento do autor restrinja o conteúdo/tema.

11. As contribuições são analisadas por Membros que constituem o Grupo Editorial.

12. O Grupo Editorial recebe todos as contribuições, analisa e decide da sua publicação, bem como do lugar de colocação da mesma no site.

13. Após aprovação do conteúdo pelo Grupo Editorial, é o mesmo enviado para revisão, por um Membro que tem essa função atribuída.

14. Após revisão do conteúdo, o mesmo é colocado no site.

15. No caso específico dos textos, e nos casos em que possa haver uma sugestão de revisão do conteúdo, o mesmo é enviado para o autor, para aprovação. Só após aprovação do autor, o texto é colocado no site.