Testemunho de Paula Silvestre

11-08-2023

Desde criança que tinha o sonho de ser cantora lírica. Queria tanto, que quando me tiraram esse sonho, a minha vertente artística secou. Durante a adolescência virei costas a qualquer arte performativa. Até que resolvi experimentar o Teatro na minha Faculdade de Ciências com o António Capelo. Experimentei e gostei de tal maneira que nunca mais parei.

O Teatro é desde essa altura um grande amor na minha vida. Não sei explicar bem porquê, mas sou viciada.

Gosto enquanto espectadora e adoro enquanto participante / actriz de um projecto. É das actividades que tenho a que mais me fascina, a que mais me encanta, a que mais me atrai... a que mais me enche!

O ranger de um palco, o nervoso antes de cada espectáculo, os ensaios e a contracena atraem-me e fascinam-me nesse Mundo fabuloso do Teatro.

Confesso que o que gosto mesmo é do processo de criação das personagens.

Gosto das viagens até à estreia, dos ensaios e da composição.

E o caminho, curiosamente, é também quase sempre igual para mim.

Começo muito confiante, a meio perco toda a confiança em mim e na personagem e nas últimas semanas volto a um percurso de ascensão na confiança.

Não consigo explicar. Não é por falta de entrega, não é por falta de empenho, mas é sempre assim.

Costumo dizer que ninguém faz teatro com "jeitinho". Sem trabalho e muito estudo não se consegue fazer nada. Não basta decorar um texto; temos que conseguir interpretá-lo com as palavras, com o corpo, com o olhar, com o silêncio...

Até parece muito fácil! Quando vamos a um espectáculo e vemos da plateia a Carmen Dolores a ser fabulosa (impossível de esquecer mesmo que já não a possamos ver), ou quando vamos ao cinema e vemos uma actuação quase perfeita de Jeremy Irons, pensamos (ou pelo menos eu penso) que parece fácil e que só nos falta a oportunidade.

Erradissimo!!!

Para conseguir ser bom em qualquer coisa, incluindo na arte da representação, é preciso muito trabalho, muito esforço e também muita formação, direcção e aconselhamento. Por isso faço, sempre que posso, Cursos e WorkShops que me consigam dar algumas ferramentas para que o meu esforço pessoal seja cada vez menor.

Tive a sorte de ter encontrado grandes encenadores/as e directores/as ao longo do meu percurso que me têm dado essas ferramentas e com quem tenho aprendido muito.

E vou continuar, porque ainda tenho muito caminho 😊

Paula Silvestre, agosto 2023. 

As peças em que participou foram muitas. As que mais a "tocaram":

  • O Cavaleiro sem Medo de Francisco Nicholson
  • O Pedido de Casamento de Tchekhov
  • A Casa de Bernarda Alba de Garcia Lorca
  • O pesadelo do Actor de Christopher Durang
  • Gianni Schicchi baseado na ópera de Puccinni
  • Sonho de Uma Noite de Verão de Shakespeare