Miradouros de Lisboa II - De Santa Catarina à Penha de França

14-09-2024

● Responsável:  Leonor Rocha

● Prestador/ Animador: Go Trekking Portugal

Local realização: Lisboa

Data realização: 14 de Setembro de 2024

Duração: 4 horas – início às 10:00 no ponto de encontro: No centro da Praça do Martim Moniz, por cima do Parque de estacionamento subterrâneo. Coordenadas GPS: 38°42'57.8"N 9°08'10.7"W

Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 6 participantes, máximo 20.

Preço por participante: 10€ - preço pago diretamente à Go Trekking no início da caminhada

Objectivo geral: Percorrer as ruas estreitas dos típicos Bairros Lisboetas passando por muitos miradouros e jardins da Capital.

Objectivo específico: Caminhada de 9 Km com grau de facilidade 2 - moderado – e com um desnível de cerca de 250 metros.

Descrição da Atividade: Este percurso urbano, inicia-se, tal como o percurso anterior (Miradouros de Lisboa I - de Alfama à Graça),  no centro da praça do Martim Moniz, mas desta vez iremos seguir na direção do Carmo.

Durante este percurso iremos ter a oportunidade de apreciar as fantásticas vistas que 7 miradouros da capital, que se debruçam sobre o Rio Tejo e o centro da cidade, nos irão proporcionar.

Depois da Baixa, do Carmo e do Chiado passaremos pelo miradouro de Santa Catarina de onde avistaremos a Ponte 25 de Abril. De seguida cruzaremos o Bairro Alto, o Jardim do Torel, o Campo Mártires da Pátria e alcancaremos a Penha de França. Aqui estaremos no ponto mais alto do nosso percurso e a paisagem que tem como pano de fundo Monsanto e a Serra de Sintra estende-se desde o centro de Lisboa até à Ponte Vasco da Gama.

Na aproximação ao ponto onde iniciámos a caminhada, passaremos ainda por mais alguns miradouros, e pelos bairros da Graça e do Castelo.

Para além de diversos jardins e miradouros este percurso tem a curiosidade de acompanharmos uma parte dos carris dos típicos elevadores da Gloria e do Lavra.

Para quem gosta de fotografia este é um percurso onde vale a pena ter sempre à mão uma boa máquina fotográfica.

Requisitos:

– Trazer calçado confortável mas apropriado para caminhar, com solas com boa aderência. (A calçada portuguesa é muito bonita mas pode ser traiçoeira)
– Água (1L) e alguma alimentação
– Boné ou chapéu
– Roupa adequada às condições atmosféricas

Observações: O valor inclui: guia no terreno; seguro de acidentes pessoais; seguro de Responsabilidade Civil. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições

Dados necessários para o seguro: Primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telefone - a enviar para leonor58rocha@gmail.com quando fizer a sua inscrição. Esta só será válida com os dados do seguro.

Prestador/ Animador:

A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão dos seus sócios fundadores pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.

Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.

Temos por Missão Contribuir para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e preservação da Natureza.