Meditação comVIDA

17-05-2024


Responsável: Hélia Jorge

Prestador/ Animador: Nuno Pinto

Local realização: Espaço Sentires, na Rua do Campo de Futebol, 286, 2785-609 São Domingos de Rana

Data realização: 17 de Maio de 2024 às 20h

Duração: 1h (das 20h às 21h)

Modo: Misto - On line ou Presencial (por favor inscreva o seu modo de participação no ato de inscrição)

Condições: 

Presencial: O número máximo de participantes é 16 pessoas. Há tapete e cobertor disponível, mas cada um poderá fazer-se acompanhar do seu material. A roupa deve ser confortável e adaptável ao fluxo da meditação que tem movimento (menos roupa) e relaxamento (mais roupa).  

Valor: 10€

On Line: As condições em casa, devem seguir as mesmas pautas acima, sendo que é necessário um espaço adequado ao movimento e que implica um raio mínimo, que contemple a abertura dos braços e das pernas.

Valor: 5€

Nota importante: Para facilitar os objetivos de introspeção, a luz em sala é naturalmente reduzida, podendo gerar uma baixa qualidade de transmissão ao vivo (via on-line), que deve ser compensada, pela imersão em si mesmo, através da indução verbal.

Objetivo:  O objetivo da Meditação ComVIDA é o encontro com o silêncio, com a harmonia, com a paz, com o divino, com o sagrado, com a totalidade (consigo mesmo, com o outro, com o todo), com o êxtase meditativo. Para isso, é essencial aquietar a mente e os pensamentos, apaziguar as emoções e as sensações e relaxar o corpo. Ou seja, integrar a Identidade, integrar a unidade corpo e alma, integrar a sabedoria (pensamento), o coração (sentimento) e a vontade (ação).

A Meditação ComVIDA, tem uma sequência, que ajuda a conseguir este estado de acalmia interna, permitindo que o silêncio se instale e cumpra a sua função.

A sequência da prática, inclui:

Movimento / Dança
Exercícios de Respiração
Oração e Mantra
Pensamento do dia
Meditação com Taças e Gongos
Meditação em silêncio

Todas as práticas propostas, são simples e pensadas principalmente para aqueles que dizem que não conseguem meditar. São básicas, remetem para a base, para o essencial, que qualquer um de nós consegue fazer.

Os textos lidos usam as referências de Nuno Pinto como o Mestre Omraam Mikhael Aivanhov, Peter Deunov, Rolando Toro, José Tolentino Mendonça, entre outros.

Efeitos:  Os efeitos, da prática regular da meditação, são inúmeros, desde a estimulação da energia vital, que gera mais alegria, a harmonia e a tranquilidade, que diminui a ansiedade, regula o sono, qualifica o descanso, clarifica a mente, apazigua o coração e dissolve as tensões.