Ecopista do Dão
Testemunho:
Boa tarde caros ciclistas,
A chegada do nosso grupo a Santa Comba Dão foi festejada com jantar num bom restaurante da zona onde apreciámos as especialidades da região.
Para estarmos preparados para o dia seguinte pernoitamos num alojamento muito repousante naquela cidade.
Estava um dia luminoso de sol, nem quente, nem frio, apenas algum vento não habitual na zona. Após deslocação ao ponto de partida em Viseu, e distribuídas as bicicletas, iniciámos um percurso de 48km em direção a Santa Comba Dão. Seria sempre a descer, no entanto deparámo-nos com algumas subidas, que embora de ligeira inclinação, requerem esforço dos menos preparados. O percurso segue a antiga ligação ferroviária entre as duas cidades, através de vegetação e ao longo do rio Dão. Fizemos algumas paragens para descansar, aproveitar a paisagem e fixar nas câmaras dos telemóveis recordações. Foram perto de 5 horas de ar puro, bom convívio e uma profusão de cores de outono desde o amarelo ao castanho passando pelos amarelos esverdeados a verdes mais ou menos amarelados ou alaranjados, a vermelhos das folhas das arvores e arbustos dos caminhos sobre um tapete verde de vegetação rasteira, com o rio ao fundo, ou mais próximo, brilhando à luz do sol tranquilo. Passámos algumas pontes e túneis muito curiosos piscando os olhos pela diferença entre luz e sombra.
Um ou outro desiquilíbrio, umas dores nas pernas e costas foram saradas pelo almoço que se seguiu e à despedida do grupo num "até à próxima".
Obrigado a todos pela companhia. Tina e Fernando
A linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Viseu e Santa Comba Dão, desativada em 1988 foi transformada em 2011 na Ecopista do Dão.
Com 49 km é a ecopista mais comprida de Portugal.
Fácil de percorrer de bicicleta pois não tem subidas significativas e tem um pavimento firme cimentado.
Possibilidade de piquenicar ou tomar banho na praia fluvial de Nagozela.
Aluguer de bicicletas na Abelenda Bike Rentals (Santa Comba Dão) que fornece o transfer até Viseu e permite descer de Viseu até à quinta da Abelenda. (47 km e +/- 4h)
Preço de 29€ por pessoa