Caminhada da Quinta do Pisão ao Trilho das Pontes

30-09-2023


  •  Responsável: Leonor Botto 
  •  Prestador:  Go Trekking Portugal 
  • Data realização: 30 Setembro de 2023

    Duração: 4 horas – início às 10:00 no ponto de encontro: Parque de estacionamento da Quinta do Pisão (cerca de 400m depois de sair da Estrada da Serra (N9-1). Coordenadas GPS: 38°45'24.8"N 9°25'20.3"W

    Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 6 participantes

    Preço por participante: 10€ - preço pago diretamente à Go Trekking no início da caminhada

    Objectivo geral: Conhecer a Quinta do Pisão e o percurso que a liga ao Parque das Penhas do Marmeleiro, onde caminharemos por um curto passadiço que nos leva ao cimo das Penhas e que proporcionará vistas fantásticas sobre a Serra de Sintra.

    Objectivo específico: Caminhada de 12 Km com grau de facilidade moderado – o desnível total é inferior a 200m metros (boa parte feitos no passadiço).

    Descrição da Atividade: No início deste percurso iremos percorrer os fáceis e bonitos caminhos da Quinta do Pisão, que ligam alguns dos seus principais pontos de interesse como o Centro de Interpretação, o Forno de Cal, o Picadeiro, a Horta biológica, a Casa do Mel e a Lagoa Grande. Ao cruzarmos um dos portões sul, sairemos da quinta e iremos rumar às Penhas do Marmeleiro, por caminhos que acompanham a Ribeira das Vinhas, um dos mais importantes corredores ecológicos do Município de Cascais.

    As Penhas do Marmeleiro são penhascos que se formaram pela força da erosão e que ladeiam esta ribeira que corre em direção à cidade de Cascais. Iremos caminhar um pouco mais pelos trilhos que ladeiam a ribeira e no regresso vamos subir os seus pequenos passadiços que nos levam ao cume das Penhas e que nos proporcionam uma visão mais abrangente de toda a zona, desde o vale, por onde corre a ribeira, até à Serra de Sintra, onde nascem todos os seus afluentes.

    No regresso à Quinta do Pisão teremos frequentemente no horizonte a Serra de Sintra.

    Requisitos:

    – Trazer botas de trekking ou sapatos de caminhada confortáveis é essencial

    – Viajar leve.

    – Água (1,5L) e alimentação

    – Boné ou chapéu

    – Roupa e calçado apropriado às condições atmosféricas

    – Bastões de caminhada (opcional)


  • Prestador/ Animador:

    A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão dos seus sócios fundadores pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.

    Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.

    Temos por Missão Contribuir para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e preservação da Natureza.