Caminhada pelo parque de Monsanto - Lisboa

25-06-2022

Conhecer Monsanto e os seus principais miradouros

Caminhada de 11 Km com grau de facilidade nível 2


Responsável: Leonor Botto e Caminhando.pt

Prestador/ Animador: Caminhando.pt

Local realização: Parque florestal de Monsanto - Lisboa

Data realização: 25 de junho 2022

Duração: 3.30 horas - início às 09:30 no ponto de encontro: Parque de Estacionamento, junto à entrada do Palácio da Ajuda

Descrição da Atividade:

Esta proposta de caminhada tem início no Parque de Estacionamento, junto à entrada do Palácio da Ajuda, e percorre diversos trilhos, com passagem nos mais emblemáticos pontos desta zona verde, com destaque para os Miradouros com belas perspetivas da cidade de Lisboa e de toda a zona envolvente.

Alguns dos pontos de interesse da nossa caminhada:

- Miradouro do Moinho do Penedo
- Miradouro Keil do Amaral
- Miradouro e Jardins de Montes Claros

- Miradouro do Luneta dos Quartéis

- Paisagens naturais

Parque Florestal de Monsanto

Situado na serra que lhe deu o nome, conhecida na Antiguidade como local sagrado, o parque Florestal de Monsanto constitui o maior manto verde da cidade. A densa arborização que hoje o caracteriza é contudo bastante recente visto que, até 1938, quando começou a ser plantado, o local era praticamente inóspito limitando-se a vegetação à que existia na Tapada da Ajuda e na Mata de S. Domingos de Benfica. A ideia de criar um bosque periférico nesta zona da cidade remonta a 1868 e reaparece depois com as ideias higienistas dos irmãos Mac Bride, que em 1925, dentro de uma perspetiva ainda utópica, imaginam para Lisboa um grande bosque com 1800ha, rasgado de avenidas estendendo-se do Campo Grande a Monsanto.

O Parque oferece aos lisboetas e turistas magníficas vistas sobre a capital, um encontro com uma profusa vida animal e vegetal e numerosas possibilidades de lazer e desporto. A vegetação é diversificada, apesar do nítido predomínio do pinheiro manso, e entre a fauna contam-se coelhos, esquilos, pequenos mamíferos carnívoros e morcegos de ferradura, uma espécie em vias de extinção, além de aves como o pisco, o picapau, a águia de asa redonda, mochos e corujas. São vários os parques urbanos do Monsanto: Parque Recreativo do Alto da Serafina, Parque do Alto do Duque, Parque do Alto de Monsanto, Parque Ecológico, Mata de S. Domingos de Benfica, Parque de Campismo, Parque Infantil do Alvito, que no seu conjunto reúnem infraestruturas para ténis, natação, equitação, jogos infantis, radio modelismo automóvel, circuito de manutenção, observação de aves, jogos infantis.

Percurso: o circuito proposto é circular percorrendo os pontos acima referidos 

Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 20 - Máximo 40participantes

Preço por participante: 8€ - preço pago diretamente à Caminhos.pt por transferência bancária, assim que a atividade esteja confirmada com o número mínimo de participantes

Requisitos:

- Trazer sapatos confortáveis é essencial

- Viajar leve.

Observações: 

O valor inclui: guia e acompanhamento, seguro de acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil