Tesouros escondidos

Pequeno País
Palau

Palau é um Paraíso na terra, apesar de ser um dos mais pequenos e menos populosos países do Mundo, localizado na Micronésia, com pouco mais de 18.000 habitantes em 2021 e uma área de 459 km2, situa-se a Leste das Filipinas e a norte da província da Indonésia da Papua Ocidental.

É composto por 8 ilhas principais e mais de 250 ilhotas e atóis, das quais se destacam Koror, onde se situa a sua maior cidade, também Koror, antiga capital até 2006 e a Ilha de Peliliu, onde durante a 2ª Guerra Mundial se deu uma importante batalha.

É um país com algumas curiosidades históricas, entre elas a de ser o Estado Soberano com a Capital mais pequena do mundo, Ngerulmud, apenas com 3 Edifícios Administrativos, um deles um imponente Capitólio mas sem nenhum habitante permanente.

As suas principais ilhas estão todas dentro de uma grande barreira de corais, que garante, em condições normais, águas muito calmas, pouco profundas e muito límpidas. Fora dessa barreira temos o abismo a envolver Palau, que se localiza entre as Fossas Marianas e a Fossa de Yap.

Estas são condições excelentes, das melhores do mundo, para fazer mergulho em águas com visibilidades únicas e uma diversidade e quantidade de vida marinha impressionante. Alguns dos seus principais spots de mergulho mais famosos, são o Blue Corner, Blue Hole, Chandelier Cave, German Channel, muitos Drop-off (paredes verticais a perder de vista) e destroços da WWII, como navios e aviões afundados a pouca profundidade.

Outro Tesouro Escondido são as Ilhas Chelbachebé, conjunto de pequenas ilhotas rochosas, com formas peculiares, que emergem do mar azul como cogumelos verdes. Numa dessas ilhotas existe uma pequena lagoa onde é possivel nadar por entre uma grande população de alforrecas que perderam a capacidade de picar, todo o conjunto é uma experiência inesquecível.

A paisagem de Palau é completamente dominada por várias tonalidades de azul do mar e do céu, e do verde da densa vegetação tropical que cobre todo e qualquer pedaço de rocha ou terra. Para relaxar existem ainda praias de areia branca e águas cristalinas.

Palau é um destino muito pouco conhecido e que não deveria ser só explorado pelos amantes do mergulho.

Rodrigo Nascimento