Tesouros escondidos

Locais Remotos
Chapada Diamantina, Um Tesouro Escondido no Interior do Brasil
Gosto de Eco Turismo, gosto de viajar mergulhando na natureza.
Descobri a Chapada Diamantina, em conversa casual com uma amiga e, nesse mesmo ano, no verão de 2009, fiz uma viagem de 2 semanas ao Brasil onde uma delas foi a calcorrear esse local magnífico.
A Chapada Diamantina situa-se no centro do Estado da Bahia, a 700 km de Salvador.
É uma região de grandes cordilheiras montanhosas, cachoeiras (cascatas), grutas, vegetação exuberante e grande presença de lençóis de água. Há quem lhe chame "o paraíso do trekking".
Ficámos alojados em Lençóis, uma bonita vila, e daí partimos diariamente para visitar os principais pontos de interesse.
Aqui o programa que fizemos e que recomendo:
- caminhada pelo Rio Lençóis passando pelos caldeirões do Serrano, verdadeiras piscinas formadas na época dos garimpeiros (exploradores de diamantes). Esta é uma caminhada maravilhosa de areias coloridas, caminho por cima de pedras até à cachoeira da Primavera.
- Visita ao Rio Mucugezinho, Poço do Diabo e Gruta da Lapa Doce.
A Gruta da Lapa Doce é o 2º maior complexo de grutas do Brasil com cerca de 42 km sendo que a parte visitável são 2 km de caminhada exterior e 1 km dentro da gruta. É um monumento de impressionantes estalactites.
- Snorkeling na gruta da Pratinha, uma gruta de água azul cristalina e visita à Gruta Azul
- Subida ao Morro do Pai Inácio à hora do por do sol, com a famosa vista do Vale do Cercado, Morro do Camelo e dos Três Irmãos.
- Vale do Capão, caminhada até ao topo da Cachoeira da Fumaça com uma visão do canion de 400 m de altura, com vista de cima da maior cachoeira do país em queda livre.
- Passeio de barco pelo Pantanal Maribus
- Caminhada pela Cachoeira do Sossego ao longo dos 7km, parte da trilha passa por antigas áreas de garimpo e o resto pelo leito do rio, até a cachoeira.
- Visita ao Ribeirão do Meio, famoso pelo escorrega natural.
A Chapada da Diamantina é mesmo um tesouro escondido no interior do Brasil.
Hélia Jorge
