Tesouros escondidos - Graça Raposo

Monumentos Esquecidos
As ruínas da Pagode Inlay Shwe In Deii - Myanmar
Em 2019, quando programei uma viagem ao Myanmar (Birmânia), além dos incontornáveis Bagan, Swedagon, Monte Popa, etc… quis partir à descoberta de locais menos famosos como a aldeia de Sagar, ao fundo do Lago Inlé.
Não contámos com os riscos naturais da região. O percurso de lancha tradicional foi interrompido pelos lírios d'agua que nos rodearam e impediram a chegada à aldeia. Fomos obrigados a recuar.
O guia propôs uma alternativa com visita a um Pagode, menos visitado e escondido num canto do lago.
O Pagode tinha acabado de fechar, quando chegamos ao fim da tarde. As poucas lojas de artesanato estavam encerradas mas ninguém para impedir a visita.
De repente, das ruinas douradas ao sol, e recobertas pela vegetação, surgiu um grupo de crianças.
Com os seus sorrisos encantadores, os seus trajes coloridos, o artesanato genuíno que tinham para vender, a nossa surpresa foi total.
A alegria destas crianças, no meio das ruínas e longe da aldeia onde viviam, fez da descoberta deste Pagode deserto, um dos momentos mais emocionantes da minha viagem ao Myanmar.
O conjunto de cerca de 1000 estupas, bastante degradado, conserva tesouros arquitetónicos bem escondidos das rotas do turismo de massa e uma autenticidade que lhe dá um charme inigualável.
Grata aos lírios d'água !
Graça Raposo
