SETEMBRO 2025 - TRINIDAD Y TOBAGO

"To lime" em Trinidad Y Tobago

Agora que estamos de regresso, penso no que levo daqui, um local onde provavelmente nunca mais voltarei, mas que me fica para sempre no coração.
Antes de mais, estive em família, não fui uma turista, o que faz toda a diferença.
Para além de conviver e conhecer melhor esta minha nova família, foi possível, com eles e através deles, absorver melhor as características deste país, para muitos desconhecido.

Os trinis são pessoas que gostam de comer, beber, conviver, com família e amigos, estar em festa. Têm mesmo uma expressão para isso: "lime" é festa e "to lime" é estar em festa.
São pessoas alegres e de grande sentido de humor, riem de tudo, riem alto e com o corpo todo, riem de si próprios. São multi-culturais e multi-religião.

Trinidad e Tobago possui uma população maioritariamente dividida entre grupos étnicos Afro-Trinidadians (descendentes de africanos) e Indo-Trinidadians (descendentes de indianos), com minorias de origem europeia, chinesa e sírio-libanesa. Também há portugueses em Trinidad Y Tobago, onde é que nós não estamos ?!

Em relação às religiões, as principais são o Cristianismo (principalmente o Catolicismo e grupos evangélicos), o Hinduísmo e o Islamismo. São tolerantes no sentido religioso, em cada templo são aceites pessoas de outras religiões. São muito hospitaleiros e simpáticos (excepção feita ao pessoal que trabalha no aeroporto em Tobago) e estão sempre a perguntar: "Ya good?" "Estás bem?" Ao que se responde simplesmente: "I good" "Eu bem".

A comida é maravilhosa, muito variada, colorida e deliciosa e sempre bem apresentada. Não têm o hábito de comer sobremesa e a fruta, na maioria das vezes, faz parte do prato principal. É saborosa, porque tem uma grande variedade de produtos que nós não temos, mas também porque cozinham de forma diferente os alimentos que nós temos. De tudo o que comi, e que levo na ideia de experimentar, fica para sempre na memória gustativa a sopa de milho que, só por si, podia ser uma refeição.

A flora e a fauna são outra das maravilhas deste país.

Sou grata por esta oportunidade.

Hélia Jorge