Maio 2025 - Uzbequistão


As minhas expetativas, dado o desconhecimento que tinha do país, não eram grandes, mas foram grandemente superadas, fiquei maravilhada com o País e com a hospitalidade do seu povo. O Uzbequistão fica situado no coração da Ásia Central e na ancestral Rota da Seda, preservando as relíquias de um mundo passado, quando a Ásia Central era o centro de Impérios. Como tal, não lhe faltam atrações, a capital Tashkent, a surpreendente Samarcanda, a cidade sagrada de Bukhara e a belíssima Khiva valem, por si só, uma viagem ao Uzbequistão.

TASHKENT, em 1991, com o colapso da União Soviética, tornou-se a capital do Uzbequistão independente. É uma cidade moderna e cheia de história, onde a arquitetura soviética se encontra com a cultura tradicional uzbeque. É uma cidade rica em museus e monumentos da era soviética, sendo a Praça da Independência a sua maior praça urbana, da antiga União Soviética, e o metro de Tashkent é famoso por ser um dos mais belos do mundo, cada estação tem um tema, e algumas parecem verdadeiras galerias de arte subterrâneas.

Entre os seus principais monumentos, destacam-se a Madrassa Abdulkasim, o Palácio do Príncipe Romanov, o Complexo do Imã Khazrati, a Mesquita Djuma e a Madrassa de Kukeldash.

SAMARCANDA, situada no sudeste do Uzbequistão, é uma das cidades mais antigas do mundo, sendo Património Mundial da UNESCO, é um verdadeiro tesouro da história e da cultura islâmica, com suas cúpulas azuis e minaretes que se destacam no horizonte.

A cidade está dividida em duas zonas, a cidade nova, desenvolvida durante os dias do Império Russo, e da União Soviética, onde predominam os edifícios administrativos, juntamente com centros culturais e instituições educacionais, e a cidade velha, que inclui monumentos históricos, lojas e casas particulares antigas.

A mesquita Bibi-Khanym, reconstruída durante a era soviética, continua a ser um dos marcos mais notáveis da cidade, tal como a Praça de Registan, antigo centro da povoação, repleta de história e limitada por três edifícios monumentais a Madrassa de Ulugh Beg, a Madrass de Tilla-kari e a Madrassa Shir-dor;

O Mercado Siab, é um lugar especial e imperdível, onde sentimos o ambiente vivo da cidade antiga. É essencialmente um mercado agrícola onde encontramos, principalmente, vegetais e frutas, cultivados no país, bem como produtos feitos à mão.

BUKHARA é uma cidade situada no centro-sul do Uzbequistão e o seu centro histórico, designado como Património Mundial da UNESCO, ainda mantém grande parte do seu aspeto anterior, com as mesquitas, as madrassas e as casas de tijolo seco ao sol, com telhados planos e restos de bazares cobertos. Entre os monumentos a visitar destaco o Mausoléu Ismail Samani, o minarete Kalyan e a respetiva mesquita, as madrassas Ulugh Bek, Abdulazizkhan e Mir Arab e a fortaleza da cidade, que é a estrutura mais antiga de Bukhara.

KHIVA é uma das mais antigas cidades da Grande Rota da Seda. A cidadela de Khiva, onde se encontram os palácios, mesquitas, mausoléus e minaretes são atualmente classificados como Património Mundial da UNESCO. Posso dizer que a cidade é um museu ao ar livre, pois mergulhei na atmosfera medieval da cidade antiga, com suas muralhas e monumentos históricos, como o Palácio Tash Hauli, a Mesquita Djuma e o Minarete Islam Khodja, e fiquei impressionada pela autenticidade e pela preservação da cidade.

Esta viagem ao Uzbequistão foi uma jornada pelo coração da Ásia Central, repleta de beleza, história e hospitalidade. O Uzbequistão é um país que me deixou sem fôlego, com sua rica cultura, sua arquitetura deslumbrante e a sua gente acolhedora."

Belmira Cabral

Junho de 2025