Volta a Peniche

Responsável: Leonor Rocha
● Prestador/ Animador: Rodrigo Nascimento/Go Trekking Portugal
● Local realização: Peniche
● Data realização: 30 de Maio de 2026
● Duração: 5 horas – início às 10:00. No ponto de encontro às 9h45: Parque de estacionamento junto à Muralha exterior de Peniche, localizado na Rua da Ponte Velha.
Coordenadas GPS: 39°21'28.4"N 9°22'39.1"W
● Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo de 10 e Máximo de 20 participantes
● Preço por participante: 10€ - preço pago diretamente à Go Trekking, no início da caminhada
● Objetivo geral: No âmbito do Projeto "Cabo a Cabo" esta será a 12ª e última Etapa deste desafio, no qual se pretende percorrer os trilhos que acompanham o litoral da costa portuguesa entre o Cabo Raso (Cascais) e o Cabo Carvoeiro (Peniche). Neste projeto, ao longo de todo o ano de 2025 e que se estenderá durante 2026, iremos poder conhecer os trilhos da nossa fantástica costa e apreciar paisagens muito diversificadas, com imponentes falésias, paisagens a perder de vista, grandes areais, pequenas praias secretas, matas e outras zonas verdes e também passar por algumas belas zonas urbanas junto à costa. Depois do primeiro semestre de 2025 onde efetuámos as primeiras 6 Etapas que ligaram o Guincho até à Ericeira, e das 5 caminhadas seguintes, chegaremos finalmente ao objetivo de caminhar até ao Cabo Carvoeiro.
Nesta décima-segunda etapa iremos dar a volta a toda à Península de Peniche.
● Objetivo específico: Caminhada de cerca de 12 Km, com grau de dificuldade 2 - Moderado/Desafiante e com um desnível de cerca de 50m.
(Nota: o grau de dificuldade 2+ resulta essencialmente da distância, uma vez que o percurso não tem praticamente subidas, nem grandes dificuldades. Haverão apenas algumas secções do percurso onde o piso será um pouco mais irregular e será uma caminhada um pouco mais longa que o normal).
● Descrição da Atividade: Esta será uma caminhada bem especial e um pouco diferente das anteriores. Especial, porque marca o culminar de um desafio que envolveu 12 caminhadas, que se iniciaram junto ao Cabo Raso e à Praia do Guincho. Diferente, porque, pela única vez, iremos caminhar quase sempre junto ao mar, num percurso circular que percorre toda a costa da Península de Peniche.
Quando iniciarmos esta caminhada, estaremos do lado de fora das imponentes muralhas da fortaleza de Peniche, com o seu largo fosso alimentado pelas águas do mar e que quase transformam Peniche numa "Ilha".
Pouco depois de iniciarmos o nosso percurso, atravessaremos as muralhas no Portão da Ponte Velha e durante algumas centenas de metros acompanharemos agora as muralhas pelo lado de dentro, o que nos proporcionará perspetivas interessantes sobre as mesmas, e do seu fosso que protegia a frente de terra no istmo de Peniche.
Pouco depois, e novamente junto ao mar, passaremos por alguns fortes e antigos baluartes deste grande complexo defensivo.
Um dos locais mais interessantes desta caminhada será o Ilhéu da Papôa, com a sua brecha vulcânica e os imponentes rochedos em perfeito equilíbrio que parecem desafiar a fúria do mar. Outros nomes sugestivos como a Praia do Portinho, a Furna do Cão, a Ponta do Trovão, o Miradouro dos Remédios ou a Varanda de Pilatos, irão conduzir-nos a uma zona de estranhas mas, simultaneamente, espetaculares formações rochosas, esculpidas pelos elementos naturais.
Quando sairmos desta zona, iremos aperceber-nos que chegámos, finalmente, ao nosso grande objetivo, o Cabo Carvoeiro.
No entanto, a caminhada não termina aqui, e ainda teremos muito para ver e descobrir até regressarmos a Peniche. Nesta parte final, para além das constantes falésias e vários miradouros, o nosso interesse estará concentrado no Bairro do Visconde, um antigo bairro piscatório, com as suas casas coloridas e na grande Fortaleza de Peniche, onde hoje funciona o Museu Nacional Resistência e da Liberdade.
Daqui até aos carros será um instante, enquanto percorremos a Av. do Mar, provavelmente a artéria principal de Peniche, com os seus famosos restaurantes de peixe.
● Requisitos:
– Trazer
calçado confortável e roupa
adequada à atividade e às condições atmosféricas
– Boné ou chapéu
– Água (1l)
– Bastões
de Caminhada (opcional)
● Observações: O valor inclui: guia no terreno; seguros de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições.
● Dados necessários para o seguro: Primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telefone.
● Fotografias:

● Prestador/ Animador: Go Trekking Portugal
A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão dos seus sócios fundadores pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.
Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.
Temos por Missão: Contribuir para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e preservação da Natureza.
