Salinas do Samouco 2026 (2)

14-02-2026

Responsável: Leonor Rocha

    Prestador/ Animador: Rodrigo Nascimento/Go Trekking Portugal


    Local realização: Salinas do Samouco

    Data realização: 14 de Fevereiro de 2026

    Duração: 4 horas – início às 10:00 no ponto de encontro: Alcochete, Passeio das Caravelas junto à rotunda. Coordenadas GPS: 38°44'48.9"N 8°58'20.0"W

    Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 10 participantes, Máximo 20

    Preço por participante: 15€ - preço pago diretamente à Go Trekking no início da caminhada (inclui entrada nas salinas)

    Objectivo geral: Visitar às Salinas do Samouco e enquanto se caminha podemos observar diversos tipos de aves que residem regularmente, ou passam pelas salinas, nos seus processos migratórios. De entre um vasto leque de aves destacam-se os Flamingos Cor de Rosa, os Pernilongos, os Maçaricos de bico direito, os Alfaiates e os Colhereiros.

    Objectivo específico: Caminhada de cerca de 10 Km com grau de dificuldade fácil – o desnível é praticamente inexistente.

    Descrição da Atividade: Começamos o nosso percurso em Alcochete, junto ao Hotel Praia do Sal Resort e pouco depois estaremos a caminhar junto às margens do estuário do Tejo. Ao fundo, por trás da Ponte Vasco da Gama podemos ver a silhueta da cidade de Lisboa.

    Pouco depois iremos entrar no complexo das Salinas do Samouco, originalmente constituído por 56 salinas e que remonta ao século XIII. Este Complexo, de 360 hectares, foi durante muitos séculos o maior produtor de sal do país. Hoje para além da produção de sal, as salinas albergam um projeto ecológico e ambiental de proteção e conservação de um universo de milhares de aves e de muitas outras espécies.

    Vai ser pelos trilhos que serpenteiam entre as diversas salinas que iremos caminhar, com o principal objetivo de avistar a colónia de Flamingos residentes e muitas outras aves.

    Recomendamos aos amantes de fotografia que venham munidos das suas câmaras e melhores teleobjetivas (300mm, por exemplo) e que os apaixonados pela observação de aves tragam uns binóculos. Com a diversidade e quantidade de aves que ali habitam, as fotografias e os momentos de observação são garantidos.

    Concluído o percurso circular dentro das salinas regressaremos ao nosso ponto de partida.

    Requisitos:

    – Trazer roupa e calçado confortável, adequados às condições atmosféricas
    – Boné ou chapéu
    – Água (1l)
    – Câmara fotografia e teleobjetiva (opcional)
    – Binóculos (opcional)

    Observações: O valor inclui: guia no terreno; seguros de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições.

    Dados necessários para o seguro: Primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telefone.

    Fotografias:

    Prestador/ Animador: Go Trekking Portugal

    A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão dos seus sócios fundadores pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.
    Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.
    Temos por Missão: Contribuir para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e preservação da Natureza.