Caminhada - Fortes de Torres Vedras

● Responsável: Leonor Rocha
● Prestador/ Animador: Rodrigo Nascimento/Go Trekking
● Local realização: Torres Vedras
● Data realização: 10 de Janeiro de 2026
● Duração: 3 horas –
início às 10:00. No ponto de encontro às 9h45: Passeio em frente ao Pavilhão
Expo de Torres Vedras, do lado virado para o Castelo (rua Vítor Cesário da
Fonseca).
Coordenadas GPS:
39°05'37.2"N 9°15'51.9"W
● Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo de 10 e Máximo de 20 participantes
● Preço por participante: 10€ - preço pago diretamente à Go Trekking, no início da caminhada
● Objetivo geral: Conhecer algum do património histórico-militar da cidade de Torres Vedras. Para além do seu Castelo iremos caminhar até duas fortificações que integraram a conhecida Linha de Torres e ficar a conhecer um pouco mais sobre a historia do período das Invasões Francesas.
● Objetivo específico: Caminhada de cerca de 7 Km, com grau de dificuldade 2 - Moderada e com um desnível de cerca de 110m.
Nota: A dificuldade é essencialmente determinada por uma subida curta, com alguma inclinação e alguns degraus, com um desnível de cerca de 70m, que faremos com a tranquilidade necessária. Todo o restante percurso é quase plano.
● Descrição da Atividade: Iniciaremos esta caminhada junto ao pavilhão da ExpoTorres, uma zona rodeada de muitos parques de estacionamento. Pouco depois de começarmos a andar entraremos na zona antiga de Torres Vedras e no bairro que rodeia o seu Castelo que iremos visitar para podermos ter uma vista panorâmica sobre a cidade. Quando sairmos da zona antiga, cruzaremos o Rio Sizandro usando uma bela ponte pedonal sobre o rio e uma das principais artérias que conduzem ao centro de Torres Vedras. Atravessaremos o Parque do Choupal onde começaremos a subida rumo ao Forte de São Vicente, um dos pontos da Linha de Torres mais fortificados e ainda hoje um dos mais bem preservados e um dos melhores exemplos da arquitetura militar da época da Guerra Peninsular. A poucas centenas de metros iremos também visitar uma outra fortificação mais pequena, o Forte dos Olheiros ou Reduto do Canudo, que também integrava a 1ª Linha de Defesa a Norte de Lisboa.
Na descida para Torres Vedras, passaremos pelo Miradouro da Meia-Laranja, cruzaremos mais um antigo bairro da cidade e a bonita Ermida de Nossa Srª do Ameal. O regresso aos carros será feito novamente pelo Parque do Choupal e pelo jardim que acompanha a margem norte do Rio Sizandro praticamente até ao fim do nosso percurso.
● Requisitos:
– Trazer roupa e calçado confortável para caminhar e apropriado
às condições atmosféricas
– Água (1l)
– Boné ou
chapéu
– Bastões
de Caminhada (opcional)
● Observações: O valor inclui: guia no terreno; seguros de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições.
●Dados necessários para o seguro: Primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telefone.

Prestador/ Animador: Go Trekking Portugal
A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão dos seus sócios fundadores pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.
Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.
Temos por Missão Contribuir para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e preservação da Natureza.
