Desafio Viajar para fora, Viajar para dentro

Gokyo Ri, Nepal - Maio de 2016

Viajar é uma atividade que nos afasta das nossas rotinas e do meio onde estamos habituados a viver, levando-nos quase para uma "realidade paralela", onde muitos de nós gostaríamos de ficar muito mais tempo.

Quando viajamos para fora, seja para fora da nossa casa ou para fora do nosso país, estamos a viajar para outro mundo, um mundo de aventuras, de descobertas, de emoções.

No meu caso particular, quando viajo e caminho pelos grandes espaços naturais, pelos quais sou fascinado, é muito frequente que muitas dessas emoções me levem a fazer uma outra viajem, mais solitária, mais silenciosa, mais interior, mais introspetiva.

Por vezes, são momentos onde, de forma consciente e intencional, me deixo afastar do meu grupo de companheiros de viagem ou de caminhada, para provocar as condições para essa viagem para dentro e poder, sem distrações, absorver ao máximo a beleza que me rodeia e que quero gravar de forma profunda na minha memória.

Mas tenho também momentos involuntários, como este que partilho, no cume do Gokyo Ri, uma "pequena montanha" de 5.357 m, no Nepal, de onde é possível avistar 4 das 14 montanhas com mais de 8.000 m. Entre elas estava o Evereste, visível por entre as nuvens, mas que eu ignorava neste momento, enquanto me deliciava com a beleza única e a imensidão da paisagem que me envolvia e onde me recordo de compreender e refletir sobre a realidade da nossa própria dimensão no mundo, enquanto os meus pensamentos, sentimentos e a experiência de superação e resiliência, que estava quase a terminar, se fundiam em momentos inesquecíveis...

Rodrigo Nascimento