AGOSTO 2025 - ARUBA E CURACAO

ABC (Caribe Holandês) é a sigla porque são conhecidas as ilhas ex-colônias holandesas - Aruba, Bonaire, Curacao. Bonaire, conhecida por ser o paraíso dos mergulhadores, ficou para uma próxima viagem.
São ilhas muito próximas à Venezuela e que sofreram grandes impactos, na sua economia, com os problemas deste país e o seu encerramento ao exterior.
Em Curacao, um dos atrativos é o mercado flutuante, que são barcos venezuelanos que vendem o único que é permitido, frutas e legumes. Estes são também os únicos produtos permitidos em Aruba, país que antes refinava petróleo da Venezuela.
Curacao é uma ilha bastante mais tranquila, com a capital Willemstad, cheia de cor, com as casas ao estilo dos Países Baixos e um rio com uma ponte flutuante, com 150 anos, que se desloca na horizontal para deixar passar os barcos, sempre que necessário, já que liga o mar à cidade. Ficámos num hotel excelente com duas praias de areia, privativas, perto da capital e com muitos restaurantes perto ou na capital.
Alugámos um carro um dia e visitámos as várias praias à volta da ilha, muitas paradisíacas, de águas quentes, areia branca, em muitas delas, e uma paisagem com vegetação e sem palmeiras, que não são autóctones em nenhuma destas ilhas.
Excelentes mergulhos nas duas ilhas (12) com mais corais em Curacao e mais vida em Aruba.
Em Aruba, ficámos em Palm Beach, que é quase como estar em Miami mas, em Aruba, há mais Americanos. Muita animação, casinos, lojas, bares e extravagância americana. Na verdade, em qualquer outro lado da ilha é bastante mais calmo. Aqui, em Aruba, há praias maiores, bastantes quilómetros de areia e muitas actividades na praia. Ficámos no Hilton e, na praia onde estava o hotel, tive que pagar caro para ter cadeiras e sombra. Só não foi pior porque já estava preparado. Contratamos um tour, de jipe, pela ilha, onde íamos 10 americanos e 2 portugueses. A ilha tem paisagens bonitas mas desérticas e zonas com mar, tipo boca do inferno.
Fomos à capital Orangestad que, nos dias em que não há cruzeiros, está quase deserta. Não vimos flamingos porque teríamos que pagar uma fortuna para ir um dia à praia dum hotel onde se podem ver.
Viajamos de Lisboa para Bogotá e daí para Curacao - Aruba - Bogotá.
Viagens longas, tudo caro, mas duas boas ilhas para férias de praia que recomendo sabendo ao que vamos.
João Gonçalves
Agosto 2025