NOVIDADES!                                                                     E estamos de férias!                       

Maria de Lurdes Aleixo

Hoje falamos de Maria de Lurdes Aleixo. Uma das primeiras a juntar-se à Transições e a partilhar connosco como este projeto poderia ter importância na sua vida. Membro ativo da Comunidade de Leitura, participou na festa de Natal da Transições, contribuiu com poemas no Desafio da Fotografia com Poesia. Partilha, sugere e escreve. As suas histórias ou artigos são muito apreciados por membros da Transições e também pelas centenas de pessoas que nos seguem na nossa página do Facebook. Deixamos aqui três novos textos da Maria de Lurdes.

Em nome da Transições o nosso Muito Obrigada!

NOVAS PUBLICAÇÕES 

Musicando 2 

23-06-2022

Na minha infância e juventude nunca tive gira-discos nem leitores de cassetes. A única música que ouvia era na rádio, onde a Emissora Nacional dava o "Serão para Trabalhadores" e o "Discos Pedidos'' e, muito mais tarde, na televisão.

Invictus

23-06-2022

I am the master of my fate: / I am the captain of my soul.

QI & QE & QA

12-06-2022

Na semana passada li no Expresso uma crónica do Cardeal Tolentino de Mendonça sobre um livro de Jean Cocteau (1889-1963).


Notícias das Comunidades

E quem não gostaria de ter uma parede assim ? 

"Desafio - Relatos de Viagens 2022" 

Hoje lançamos um Novo Desafio para todos os Membros que gostam de viagens.

Veja o que é, como participar e PARTICIPE. 

É só seguir este link: Viagens

Partilhe, recomende e sobretudo divirta-se.

Rodrigo Nascimento

Se quiser fazer parte desta Comunidade inscreva-se em:

viagens@transicoes.pt


 Viagens 

E "nasceu" mais uma Comunidade: A Comunidade das Viagens

Coordenada pelo Rodrigo Nascimento, contamos começar a ter noticias após o período de férias de verão.

Tem sido muito solicitada a criação desta Comunidade. Os membros da Transições querem viajar, querem conhecer novas paragens querem ser desafiados, querem conhecer outras pessoas que, como eles, sintam que viajar é também uma forma de se sentir saudável física, emocional e socialmente - o lema da Transições.

Pois aqui estamos!

Gratos  à Coordenadora desta atividade,  Leonor Botto, pela dinamização desta comunidade tão ativa.

Se é membro e caminhar lhe diz, então esteja atento, há muitas caminhadas já agendadas e muitas mais em plano.

Transições para uma "Reforma Ativa, Saudável e Feliz." 

Comunidade das Caminhadas

Caminhada pelo Parque de Monsanto

Decorreu dia 25 de Junho a Caminhada no Corredor Verde de Monsanto. Eramos muitos e não ouve sol nem calor que tenha feito alguém desistir. Aliás, o dia esteve muito convidativo, com uma máxima de 22 graus. O passeio foi lindo, vimos o Parque de Monsanto como raramente o vemos. O verde que nos rodeava era abundante, passamos por cima da continuação do aqueduto, tivemos vistas deslumbrantes de Lisboa, vimos os restos de antigas pedreiras e cruzamos-mos com muitos corredores matinais e bicicletas, a que tínhamos de estar atentos para os deixar passar primeiro. Só quando nos aproximávamos de alguma rua ou autoestrada, o barulho invadia o silencio do resto do parque e nos lembrava que afinal estávamos no meio de Lisboa. Paramos no Parque das Merendas do Bairro da Guiné para bebermos ou comermos algo e recuperar o folgo para o resto do passeio.

Todos gostaram muito e aprendemos algo sobre este Parque que tão bem conhecemos e na prática nada sabemos sobre ele. Foi uma manhã muito simpática, em que deixamos definitivamente os encontros on-line e, em pessoa, podemos todos conversar e conhecermo-nos um pouco melhor.

Espero voltar a ver este grupo e ainda quem mais se inscrever, pois, as Caminhadas da Transições já estão a preparar a próxima Caminhada pela Tapada da Ajuda, em julho, sem esquecer o Caminho de Santiago, que é já em setembro.

Leonor Botto

Não se esqueça que tem de se inscrever: https://www.transicoes.pt/atividades/

O livro "Fotografia com Poesia"

Terminámos a publicação do livro do desafio "Fotografia com Poesia". Juntámos mais  12 fotografias e o livro ficou completo! Estamos a falar de 46 fotografias e textos, quadras ou poesias... 

Sugerimos que siga o link pois seguramente não vai ficar indiferente ao que os nossos membros fotografaram e escreveram. Estão todos de parabéns!

Consulte o livro aqui

Se quiser conhecer os autores, fotógrafos e poetas, junte-se ao nosso encontro, on line, no próximo dia 13 de Julho  e inscreva-se em https://www.transicoes.pt/atividades/


Recomendação de livro:

APRECIAÇÃO DO LIVRO O CÉREBRO QUE SE TRANSFORMA A SI PRÓPRIO

Norman Doidge, M.D.

PENGUIN BOOKS

(tradução espontânea, do título e alguns termos técnicos da minha responsabilidade)

Livro que se lê com muito entusiasmo apesar de abordar temas científicos complexos. Explica que o cérebro, longe de ser um conjunto de blocos (lóbulos) especializados, que mantêm a sua localização e funções ( teorias localizacionistas) é na verdade um órgão dinâmico que consegue reorganizar a sua arquitetura ao formar novas ligações neuronais ao longo da vida, comportando-se como um pedaço de plasticina que sob a pressão altera as suas capacidades. Um braço paralisado por um AVC pode ser reativado se as redes que o comandavam forem reforçadas pelas do outro braço.

Fernando Ferreira