Tesouros escondidos - Rodrigo Nascimento

Monumentos Esquecidos
Pequenos templos Khmer, Siem Reap - Camboja
Quando pensamos no Camboja, imaginamos logo o Templo de Ankor Wat, o maior complexo religioso do mundo e que, por ser tão importante na cultura hindu-budista, e ser o ex-libris do estilo arquitetónico Khmer, está mesmo no centro da bandeira do país.
É sem dúvida alguma motivo mais do que suficiente para fazer uma visita a Siem Reap, a cidade mais próxima, e a este fantástico monumento.
No entanto, o número de templos ao redor de Ankor Wat, quase alcança as duas dezenas. Alguns deles são igualmente famosos e atraem muitos turistas. Mas há alguns menos visitados onde ainda conseguimos ter aquela verdadeira atmosfera de termos encontrado um tesouro escondido, ainda em estado bruto, em ruínas que ameaçam desabar a qualquer momento, em resultado do passar dos séculos e do abandono súbito que se deu, ao ponto da floresta tropical ter reclamado integralmente para si todos esses templos. A exceção foi o grandioso templo de Ankor Wat.
Nalguns destes templos mais afastados, as multidões são consideravelmente menores, principalmente se conseguirmos ir bem cedo ou ao fim do dia.
Têm sido feitos trabalhos de recuperação em muitos destes locais, mas há um onde foi decidido manter o estado natural em que foi redescoberto. Trata-se do Templo Ta Prohm, onde as árvores de grandes dimensões e as suas grossas e contorcidas raízes aéreas como que envolvem o templo num abraço mortal, pois se nada for feito o colapso do templo é inevitável, tal como já aconteceu em muitos dos outros templos e em secções do Ta Prohm.
Este é o local onde nos podemos sentir como seguidores dos grandes caçadores de Tesouros Escondidos, Indiana Jones ou Lara Croft, pois foi exatamente aqui que foi rodado parte do filme Tomb Raider.
Rodrigo Nascimento
