Tesouros escondidos
Locais Remotos
Antelope Canyon, Utah - EUA

O Oeste Americano está cheio de canyons, muitos enquadrados em Parques Nacionais a que dão o nome, Grand Canyon, Canyonlands, Zion, Bryce, Yosemite, Glen, entre muitos outros.
No entanto, muitas vezes a maior beleza não está no tamanho e para mim os canyons mais bonitos são mesmo os mais pequenos e os mais estreitos.
O Antelope Canyon é provavelmente o melhor exemplo, localiza-se no estado do Arizona perto da cidade de Page e muito perto de outras maravilhas da natureza, como o "Horseshoe Bend", um meandro quase de 360º do grande Rio Colorado que aqui corre no fundo do Glen Canyon. A visita ao miradouro é obrigatória e espetacular. Muito perto há ainda o miradouro para a barragem que sustem o Lake Powell, onde se podem fazer passeios de barco inesquecíveis.
Por estar situado numa reserva Navajo, as visitas só podem ser feitas com guias locais, estas estão divididas em duas secções diferentes, o Lower Antelope Canyon e o Upper Antelope Canyon que é o mais visitado por o percurso ser sempre no fundo do desfiladeiro e em piso quase sempre plano. Ao contrário, o primeiro tem passagens mais difíceis e envolvendo algumas escada fixas.
A partir do momento em que entramos no estreito canyon, parece que entramos num mundo surreal. Visto do ar o canyon está completamente escondido, vendo-se apenas uma finíssima ranhura que se estende pelo solo, por isso são conhecidos por Slot Canyons.
Se tivermos a sorte de ir num dia de sol e formos na hora certa, podemos observar vários fenómenos espetaculares, como ver os raios de sol a entrar pela estreita fenda que separa as extremidades superiores das paredes laterais e que por vezes chega mesmo a tocar o fundo arenoso do canyon.
No seu interior, as paredes de rochas de arenito perfeitamente alisadas, pela força da erosão das enxurradas que passam a grande velocidade pelo desfiladeiro, ganham formas curvas perfeitamente desenhadas, que terminam em ângulos acentuados. Para maravilhar ainda mais os visitantes as paredes ganham cores muito diversas, com um "dégradé" que nos leva do roxo escuro até ao amarelo.
Este é um local onde os amantes da fotografia poderiam passar horas, e o resultado seria mágico.
Rodrigo Nascimento
