Abrir as asas em férias Zoomarine - Guia- Algarve (Agosto 2022)                      

29-09-2022

Abrir as asas em férias

Depois da Alemanha, regressados ao nosso cantinho lusitano, rumámos a sul onde passámos umas semanas nas praias doiradas do nosso Algarve. Reservámos um dia para visitar o Zoomarine na Guia. Encanta-nos o contacto com a natureza e os animais, e este parque tem a vantagem de os apresentar de uma forma didática e sobretudo, muito respeitadora, para ambos.

Deambulámos pelas várias atracções até darmos por nós na fila para a mais recente de todas, um borboletário com mais de 500 borboletas, num ambiente tropical característico das espécies que aí se encontravam.

Não vos escondo o sorriso que decorava o meu rosto de orelha a orelha enquanto esperava, qual gaiata excitada, a nossa vez para entrar naquele mundo mágico.

Desde pequenina que as borboletas exercem um fascínio especial sobre mim. Resquício dos contos de fadas que a minha mãe desfiava todas as noites para eu adormecer; ou genuína paixão pelas formas e cores que outra Mãe maior pinta com muito amor; não sei dizer, mas a verdade é que, ao transpor a porta, entrei de imediato num estado de êxtase total.

Por ter vivido muitos anos em Miami, o bafo quente e húmido, que para muitos não é agradável, faz crescer em mim um sentimento de nostalgia e deleite que me aquece o coração.

Infiltrámo-nos por aquela mini-floresta tropical e logo nos encontrámos rodeados de centenas de mariposas esvoaçantes, lindas pinceladas de cor, brilhantes e resplandecentes, que delicadamente poisavam ora aqui, ora ali, ora mesmo em cima de nós.

Somos surpreendidos pelo som de água a correr, que nos envolve com frescura, oriundo de uma cascata delicada onde as pequenas criaturas reavivam a sua pujança.

Para quem gosta de fotografar ou filmar, como nós, é só disparar para a esquerda e para a direita, para baixo e para cima, exploradores ávidos com a cabeça à roda, a registar todas aquelas coreografias para mais tarde recordar.

Saímos de alma e coração cheio, com a certeza que essa não terá sido a última vez que visitamos aquele borboletário. A quem seja doido por borboletas como eu, recomendo.

Findas as férias, escolhi uma das fotografias da borboleta Imperial Azul, e dediquei algum tempo a pintá-la. Usei acrílico em vidro para tentar captar por um lado a fragilidade e por outro a magnificência desta criatura. Espero que gostem.

Guia, Agosto 2022

Cristina Semião