Visita Aqueduto das Águas Livres e Mãe de Água

30-04-2022

Decorreu este sábado a Caminhada pelo Aqueduto e Mãe d´Água., onde todos os presentes puderam apreciar uma visita muito peculiar, pois não só se caminhou ao longo do aqueduto com vistas deslumbrantes de Lisboa, de uma posição onde raramente se vai, como foi possível apreciar o enorme tanque de água límpida, no reservatório da Mãe d'Água, que refletia os arcos do teto no seu leito calmo.

Como previsto o passeio começou às 10:00, uma hora matinal que nos permitiu, apesar do calor do dia, ter alguma frescura e ouvirmos atentamente o nosso guia. Atravessamos o aqueduto no seu ponto mais alto - 65 m de altura - ouvimos histórias curiosas com a do grupo do ladrão galego que usava o aqueduto para se livras de pessoas, foi o nosso serial killer com uma contagem acima das 70 pessoas mortas desta forma até ser apanhado (sic.)

Quando se rumou à Mãe d´Água nas Amoreiras, o sol já ia alto e fazia mesmo muito calor. Mas tal não desanimou os nossos Caminhantes e lá pudemos não só ver o grande tanque de água limpa como subir ao terraço onde pudemos apreciar outras vistas de Lisboa, assim como diversos chafarizes onde a água das nascentes localizadas a 14 km de Lisboa finalmente chegava à população.

Como curiosidade, o aqueduto, aquando do grande terramoto de Lisboa, ficou intacto e apenas caíram três das claraboias da arcaria do vale de Alcantara. E quem quiser saber a origem do nome do Bairro da Serafina....é só perguntarem a quem fez a visita...

E assim passou-se uma agradável manhã na companhia de todos os que se inscreveram nesta caminhada.

Espero voltar a ver este grupo e ainda quem mais se inscrever, pois as Caminhadas da Transições prometem muita animação.

Texto e fotografias de Leonor Botto, responsável pela Comunidade das Caminhadas