Pelos Fiordes da Noruega

01-04-2023

Abril 2023 - Noruega

Este ano tive oportunidade de conhecer uma paisagem deslumbrante que já há muito tempo estava na minha "wishing list", refiro-me aos fiordes da Noruega.

A longa costa norueguesa pode ser visitada de múltiplas formas, por terra via automóvel e/ou comboio, ou por mar através de um cruzeiro que cruza praticamente toda a costa da Noruega. Foi esta última opção que acabei por escolher.

Chamo a atenção que não se trata de um cruzeiro daqueles com milhares de pessoas, num navio monstruoso, cheio de restaurantes a bordo, happy hours, e festas todos os dias. Confesso que não me sinto tentado a experimentar este tipo de cruzeiros. É um cruzeiro feito numa companhia norueguesa, com cerca de cento e poucas cabines, um único restaurante onde nos dão a conhecer a gastronomia norueguesa ao longo da viajem e que, se for cheio, não deve levar mais do que trezentos e tal passageiros.

Voltando à paisagem e, como referi, foi visitada a partir de uma visão do mar para terra. Tendo decorrido entre o fim de Abril e início de Maio, tive oportunidade de ver paisagens / fiordes num ambiente mais primaveril no sul da Noruega, até paisagens totalmente cobertas de neve como aconteceu no Cabo Norte.

Fiz algumas excursões a terra para conhecer alguns locais icónicos, tais como o fiorde de Geiranger, o Cabo Norte, a península de Lofoten, a Atlantic Road, ou uma série de pequenas cidades litorais que são uma maravilha urbanística, com as suas casas de madeira colorida, e com qualidade de vida.

No mês de Abril já não tive oportunidade de ver nenhuma aurora boreal mas, em contrapartida, já deu para ter um "cheirinho" do que é assistir ao Sol da meia noite.

Poderão pensar que, ao fim de alguns dias, as paisagens dos fiordes começam a ser sempre a mesma coisa, mas estão enganados. Ao longo da viagem a variedade é grande, desde planícies, passando por altas montanhas com enormes picos cobertos de neve, até estreitos canais onde o navio passava a escassos metros das margens, há paisagens para todos os gostos.

Escusado será dizer que passei muitas horas no deck exterior do navio a fotografar, algumas vezes, mesmo com luvas, com os dedos que pareciam que tinham levado com um martelo devido ao frio. Possivelmente entre alguns passageiros devo ter ficado conhecido pelo maluquinho da fotografia. :)

Mas como em tudo na vida não há bela sem senão, e no nosso caso, como penso que deve ser para a maioria dos portugueses, a vida na Noruega é extremamente cara (pelas minhas contas, cerca de 3x mais que em Portugal) pelo que convém levar a viagem bem planeada para não haver surpresas no fim.

Por fim deixo-vos uma pequena amostra dos fiordes na foto que acompanha este artigo.

Espero que gostem.

Jorge Gonçalves