Passeio com visita ao Palácio de Queluz

14-11-2023

● Responsável: Leonor Botto / Andamento

    ● Prestador/ Animador: Andamento com o Historiador João Rodil - Investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra, é o autor, entre outros, de "Serra, Luas e Literatura" ,"Sintra na obra de Eça de Queirós", "Janas – Uma Aldeia, Um Clube, Uma História", "Os Dias do Corvo" e do programa: Portugal Culto e Oculto da RTP 2

      ● Local realização: Palácio de Queluz

      Data realização: 14 de novembro 2023

      Duração: – 3 horas.  Ponto de encontro: Palácio Nacional de Queluz – junto da bilheteira às 09:30. O passeio terá início às 09:45 e prolonga-se até às 12:30 aproximadamente.

      Coordenadas: 38.750792, -9.258816

      Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 16 participantes

      Preço por participante: 12€ + 10 € de entrada no Palácio – se for residente em Sintra e tiver comprovativo  não paga a entrada, apenas o guia.

      Objectivo geral: Conhecer o Palácio Nacional de Queluz

      Objectivo específico: Juntar o Grupo de Caminhadas para um passeio cultural pelo Palácio de Queluz, com um guia historiador.

      Descrição da Atividade:

      O Palácio Nacional de Queluz foi mandado construir em 1747 pelo futuro D. Pedro III, consorte de D. Maria I. Este foi inicialmente concebido como residência de verão, tornando-se espaço privilegiado de lazer e entretenimento da Família Real, que o habitou em permanência de 1794 até à partida para o Brasil, em 1807, na sequência das invasões francesas.

      O Palácio Nacional de Queluz foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e integra-se na Rede de Residências Reais Europeias desde 2013.

      Os jardins constituem um dos exemplos mais extraordinários da ligação harmoniosa entre paisagem e Arquitetura palaciana em Portugal. Ilustram a evolução do gosto da Corte nos séculos XVIII e XIX, período marcado pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo.

      O Palácio de Queluz serviu de residência oficial de Reis, Rainhas e Presidentes da república como a Rainha Isabel II, o Imperador da Etiópia, o Rei da Tailândia, o General Franco, o presidente Dwight Eisenhower entre muitos outros.

      Requisitos:

      – Trazer sapatos confortáveis é essencial

      - Casaco, corta-vento ou blusão impermeável, consoante o estado do tempo