Os nossos pés

07-10-2021

Segundo a aplicação que tenho no meu IPhone terei andado no último ano 1333 Kms, uma média de 3,65 Kms por dia. Porém, se tiver em consideração que nem sempre me desloco com este equipamento, estou seguro de que essa distância terá sido bastante superior. Ainda assim dá para pensar!...

Para percorrer todos esses quilómetros os meus pés deram mais de 2 043 045 passos, durante uma média de 9 a 10 horas por dia e foi neles que me apoiei para a generalidade das minhas actividades quotidianas.

Mas, que atenção damos aos nossos pés?

Claro que há a higiene habitual a cumprir e o aparar regular de unhas e calosidades. Porém, há muito mais que pode fazer por eles, massajando-os, hidratando-os e assegurando-lhes comodidade e arejamento. Pense nos seus pés quando comprar calçado novo.

Às vezes fico a olhar para os meus e a pensar na obra de engenharia que representam.

Cada um deles é constituído por 26 ossos e 20 músculos (14 localizados na face plantar, 2 na face dorsal e 4 são intermédios).

Os pés vêm em vários formatos, podendo ser: quadrados, gregos, romanos, ou egípcios. Independentemente da sua forma é com eles que nos erguemos, caminhamos e sentimos o chão.

Geralmente, os problemas nos pés começam neles mesmos, mas podem também ser reflexo de doenças sistémicas como a diabetes, doença arterial periférica, gota, artrites, etc... Neste tipo de doenças a inspecção dos pés deve ser mais frequente, procurando sinais de úlceras ou infecções que devem ser tratadas de imediato.

Outras alterações anatómicas como o pé chato, pé cavo, ou halus valgus (joanete) exigem calçado adaptado para aliviar a pressão nas áreas afectadas, ou mesmo, cirurgia correctiva.

Umas vezes rápidos, outras vezes mais ronceiros, são os nossos pés que nos levam pelo mundo nas caminhadas da vida. (*)

Uns são mais finos e delicados, outros ou pouco mais volumosos, mas ambos sensíveis.

Experimente a acordar uma pessoa do seu sono tocando-lhe nos pés em vez de, como é mais comum, lhe tocar nos ombros e verá quão sensíveis são.

José Aleixo Dias [1]


[1] O autor escreve segundo o antigo Acordo Ortográfico

(*) Inquérito aos pés, Garrido Carvalho, 2009 in Poetris; Poemas sobre pes | Luso-Poemas